A OMS (Organização Mundial de Saúde) sugere que sejam consumidos 400 gramas de frutas, verduras e legumes ao dia. Noventa por cento dos brasileiros não cumprem essa recomendação e apenas 40% da população nacional consome frutas e hortaliças todos os dias. A partir desse contexto, as lojas das bandeiras Hortifruti e Natural da Terra, primeiras com o conceito fresh market no país, se uniram ao @instamission, projeto especialista em missões e jornadas de transformação, para realizar a #jornadamaisnatural. O convite é para toda a população participar do programa de 21 dias, a fim de incentivar o movimento por uma vida e alimentação mais naturais.
A jornada tem início nesta semana e conta com a cocriação e o conhecimento da nutricionista Manoela Figueiredo, especialista em um comer mais consciente e intuitivo. Cinco pessoas serão premiadas com um ano de compras nas lojas.
“A ideia da #jornadamaisnatural é oferecer gratuitamente informações e possibilidades para quem busca uma alimentação mais natural do jeito mais fácil possível: compartilhando dicas saudáveis, fáceis e divertidas, para todos os públicos, em diferentes formatos e canais que incluem as nossas mídias digitais, o instamission e nossas lojas. A ação está alinhada à prática de fresh market e traz facilidades para uma rotina mais saudável”, explica Fabiana Castro, diretora de marketing das bandeiras Hortifruti e Natural da Terra.
“Usar a onipresença do celular para adquirir hábitos saudáveis é uma das ideias das jornadas que o @instamission passa a realizar. Na #jornadamaisnatural vamos ajudar os interessados a cultivar hábitos alimentares mais naturais, de forma leve, prazerosa e divertida”, afirmam as criadoras do @instamission, Dani Arrais e Luiza Voll. “Além de informações diárias sobre alimentação fresca, o @instamission, a @hortifruti e a @naturaldaterra_ serão canais de trocas entre todos os participantes da jornada”, explica Dani.
O ponto de partida para a criação do projeto foi o conceito de Mindful Eating, que sugere mais atenção ao que se come e, assim, que se aproveite a refeição de forma mais saudável e saborosa. Manoela Figueiredo, coautora com Cynthia Antonaccio do livro “Mindful Eating – Comer com Atenção Plena” e especialista no tema, é quem estará à frente do conteúdo publicado ao longo da jornada.
Para fazer parte basta acessar os canais (@instamission, @hortifruti e @naturaldaterra_), seguir as dicas diárias de conteúdo e práticas e postar fotos mostrando sua participação no Instagram usando a hashtag #jornadamaisnatural. Ao final dos 21 dias de jornada, Natural da Terra e Hortifruti irão premiar cinco participantes com um ano de compras, no valor de R$ 500/mensal.
Como parte da jornada, a partir de segunda (05.11), as lojas da Hortifruti e Natural da Terra passam a oferecer semanalmente listas de compras fresh com 2,8 kg de diferentes frutas, verduras e legumes, para que seja mais fácil consumir os 400 g diários. A curadoria é de Manoela Figueiredo, que sugere um mix de produtos com tudo que há de mais fresco. A seleção de FLV – frutas, verduras e legumes – poderá ser conferida na banca “abre alas”, logo na entrada das lojas, juntamente com as dicas da #jornadamaisnatural.
“Um dos diferenciais da Hortifruti e da Natural da Terra é a logística no abastecimento de frutas, legumes e verduras. São duas entregas diárias, direto do produtor para as prateleiras. Queremos trazer todo esse frescor disponível facilmente para o consumidor nas lojas”, diz Fabiana Castro, diretora de marketing da Hortifruti e Natural da Terra. Além disso, uma seleção especial de produtos promete a inclusão de novidades no cardápio “O Brasil tem uma riqueza enorme de frutas, verduras e legumes, aposto que há muitos sabores e aromas a serem conhecidos”, finaliza.