A Waze, plataforma que une usuários nas ruas e fora delas, anunciou, há alguns dias, a chegada do Waze Carpool no Brasil. Aproveitando ao máximo trajetos que já aconteceriam de qualquer maneira – como ida ao trabalho e volta para casa -, o lançamento ajuda os usuários a economizar tempo e dinheiro, além de diminuir o impacto no meio-ambiente enquanto ajudam a diminuir o trânsito nos centros urbanos.
Para celebrar essa novidade e compartilhar os benefícios diretos da carona, o aplicativo e a R/GA criaram um movimento para estimular essa prática. A campanha #movethecity também propõe uma mudança de comportamento.
“O Waze une pessoas e tecnologia para melhorar a mobilidade urbana – esse desafio precisa da colaboração de todos. Para isso, unimos o nosso conhecimento da cidade com a criatividade da R/GA para trabalharmos em um conceito que convida os usuários a ocuparem os lugares livres em seus carros”, explica Flavia Rosario, diretora de Marketing para o Brasil do Waze.
A partir do conceito “Carona no Waze melhora você, melhora a cidade”, a R/GA criou oito filmes pensados para o ambiente digital, sendo um mais informativo e sete que exibem comportamentos ruins comuns no trânsito, mas que podem ser transformados com a presença de uma carona.
“O trânsito revela o pior lado das pessoas. Elas perdem a cabeça, xingam, buzinam, colocam para fora seus instintos mais primitivos. Nesse sentido, dar uma carona pode melhorar esses motoristas porque ninguém quer passar vergonha. Pelo contrário, a presença de outra pessoa no carro pode fazer surgir uma conversa, risadas, e quem sabe até alguns minutos de cantoria”, explica Saulo Rodrigues, VP e ECD da R/GA.
No final de cada filme, produzidos pela Awake Film e dirigidos pelo diretor argentino Sebas Schor, os usuários cantam juntos a clássica Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler, que ganhou uma nova versão para a campanha. O casting traz o perfil de pessoas comuns, que deixam os filmes mais realistas e bem humorados.
Os vários personagens se desdobraram em diferentes formatos de mídia para divulgação do movimento no Youtube, Spotify, BuzzFeed, Out-of-home integrado, Elemídia e nas redes sociais.
Assista aos filmes da campanha:
Ficha Técnica:
Produto: Waze
Título: Carpool
Anunciante: Waze Brasil
Agência: R/GA Media Group
Managing Director: Fabiano Coura
VP de Criação: Saulo Rodrigues
Diretor de Criação: Bruno Ponzini
Head of Visual Design: Vicente Silva
Criação: Doda Ferrari, Lucas Ferraz
Assistentes Jr: Aurélio Vinicius, Thaís Boaventura.
RTV: Leonardo Jesus, Caroline Bonani, Beatriz Couto
Montagem e Animação: Andrea Senise, Bruno Jorri, Alberto Galloni, Gisele Santos
Atendimento: Tatiana Haw, Daphne Pinheiro, Cristina Pazetti, Marilia Grespan
Gestão de Projetos: Edson Sueyoshi, Breno Amorim, Karina Rios, Vanessa Felfele, Pâmela Pagliarini
Planejamento: Marcia Aguirre, Felipe Gavronski, Juliana Matheus
Mídia: Ricardo Medeiros, Yhanys Cabral, Tayna Palmieri, Gisele Nunes, Bianca Calhelha, Rebeca Perez
Aprovação: Erin Clift, Flavia Rosário
Produtora de Filme: Awake Film
Direção: Sebas Schor
Co-Direção: Los Pibes
Direção de Fotografia: Fe Oliveira
Montagem: Caio Amantini
Produção Executiva: Diego Melo
Produtor: Daniel Chasin
Finalização: Equipe Awake & Psycho n’ Look
Pós-produção: Equipe Awake
Produtora de Animação: Macaw
Produção Executiva: Rodrigo Lescano
Direção de Animação: Baboo Matsusaki
Animação: Totem Dias
Finalização: Nelson Prado
Produtora de Som: Loud
Atendimento: Edu Bernardo
Produção: Equipe Loud
Locutor: Renan Corso
Cantora: Bea