Nesta semana, a Votorantim apresenta sua nova campanha institucional “Eu Voto”, para celebrar o centenário da companhia, completado em 2018. Desenvolvido pela agência The Heart, o conceito da ação resgata os principais valores e compromissos assumidos pela companhia ao longo de sua história, “votos” que foram renovados e que visam contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade.
“Essa campanha nasceu do fato de que a Votorantim tem o ‘voto’ no nome e isso simboliza o compromisso com as causas que são importantes para nós, como a educação, a conservação da natureza e as pessoas”, diz Renato Delmanto, Gerente Geral de Comunicação da Votorantim. “Além disso, os valores da Votorantim consolidados ao longo dessa história são sólidos e dão legitimidade ao que a campanha está dizendo”, completa.
“Além do reconhecimento da história da Votorantim, o que também esperamos como retorno da campanha é a conscientização da importância do voto consciente, independente de ideologia política. É um orgulho para a agência participar de uma campanha como essa”, afirma Valmir Leite, sócio-diretor da The Heart, agência de publicidade que está à frente do projeto.
O apoio ao exercício da cidadania se dá pelo fato de a Votorantim ser uma empresa brasileira centenária e que pretende seguir sua trajetória pelos próximos 100 anos, contribuindo para a construção de um país melhor. Como o ano do centenário coincide com um momento importante da política brasileira, a Votorantim decidiu assumir o papel de empresa cidadã e contribuir para esse debate, de forma neutra e apartidária. O apoio ao exercício da cidadania por meio do voto consciente justifica-se, pois, a Votorantim acredita ser essa a forma mais democrática de participação das pessoas na construção de uma sociedade melhor.
Para isso, foi criado um aplicativo, o Guia do Voto, que já está disponível para Android (Play Store) e iOS (Apple Store). A ferramenta tem como objetivo orientar o usuário sobre o sistema eleitoral no Brasil, sobre as funções de cada cargo eletivo e sobre a importância de o eleitor refletir antes de escolher os seus candidatos. O App é apartidário e teve o conteúdo elaborado pelo cientista político Humberto Dantas, pesquisador da FGV e dedicado a aulas de educação política em escolas públicas.
A comunicação integrada on e off inclui filmes para TV, em versões de 30” e 60”, e peças para diversas mídias, será veiculada entre agosto e dezembro e contará ainda com mais um comercial de TV, reforçando especificamente a importância da cidadania e do voto consciente.
Assista ao filme da campanha:
Ficha Técnica:
Cliente: Votorantim S.A.
Agência: The Heart Comunicação
Direção de Criação: Valmir Leite, Marcelo Camargo
Redator: Valmir Leite, Aline Leucz
Direção de Arte: Marcelo Camargo, Marcelo Ferreira
Atendimento: Laura Siqueira, Camila Mancebo, Bruna Mamede
Mídia: Alice Orlando, Danilo Plaza, Natalia Ottoni
Planejamento: Irene Knoth
Aprovação: Renato Delmanto, Alessandra Tucci Chaves
RTV: Daniele Gomes, Sueli Feltre
Foto: Marcos Lopes, Luciano Candisani, Arquivo Votorantim.
Produção Digital: La Madre
Filme:
Direção de cena: Tiago Soban
Direção de Fotografia: Leo Kawabe
Produção Executiva: Albert Klinke
Diretora de Produção: Anna Rodrigues
Coordenador Produção: Gustavo Michelin
Atendimento: Ana Luiza Gomes Coelho
RTVC: Daniele Gomes
Direção de pós produção: Gustavo Schrank
Coordenação de Pós Produção: Jade Vilaça e Romy Von Erlea
Finalização: Malabar Filmes
Montador: Fábio Castel e Nicolas Breno Klinke
Motion: André Tambucci, Adriano Cobaia, Ederson Cajueiro e Fábio Salador
Colorista: André Reis
Produtora de áudio: Lua Nova
Produtores: Teco Fuchs e Fred Benuce
Atendimento: Larissa Storch
Locução: Irene Ravache e Lucila Fazan