segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Em prol da causa LGBTQ+, Skol se une a 15 #MarcasAliadas

O movimento #MarcasAliadas, lançado pela Skol, com criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, convocou neste mês de junho, grandes marcas a favor da causa LGBTQ+. Ao todo, Skol e outras 15 empresas de diversos segmentos se juntaram, arrecadando doações que serão divididas entre quatro instituições: Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação. O montante é suficiente para manter as parceiras por cerca de um ano.

As marcas Dotz, Leroy Merlin, Olla e Vivo são os reforços mais recentes. Elas se juntam à Burger King, BIS, Trident, quem disse, berenice?, AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult.

Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano consecutivo, Skol fez a convocação no início do mês e recebeu pedidos de marcas pela internet até o último dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT. “Acreditamos nesta data como um forte símbolo da importância de se unir para falar e ajudar a causa LGBT e, por isso, a escolhemos para esta prestação de contas”, afirma Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Skol.

Para o doutorando em diversidade pela USP e consultor de Skol, Ricardo Sales, as marcas têm um poder mobilizador e ter empatia por essa causa é muito importante: “quando nos sensibilizamos pelas vítimas de crimes motivados por LGBTfobia, podemos e devemos nos tornar aliados na luta contra o preconceito. Isso nos ajuda a refletir sobre os direitos básicos que os LGBT não têm, o que passa por questões de cidadania até outras mais simples, como andar de mãos dadas na rua com sua namorada, seu marido”, disse ele.

Por isso, para Maria Fernanda, a ação não termina aí: “A intenção de juntar grandes marcas é mostrar a potência que temos quando nos unimos, mas não podemos parar por aqui, qualquer pessoa pode se tornar um aliado e, seguindo este exemplo, passar a ajudar a causa”, diz ela.

“A Dotz é para todos. Somos uma marca inclusiva e fazemos questão de apoiar publicamente a diversidade e a causa LGBTQ+. Defendemos que não existe mais espaço para preconceito e temos a responsabilidade de lutar contra a intolerância. Ficamos honrados com o convite da marca e imediatamente aceitamos participar da campanha”, afirma Daniel Campos, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da Dotz.

“A Leroy Merlin mais do que apoiar este movimento, acredita que a diferença é o que pode transformar o mundo em um lugar melhor”, afirmou Paulo José, diretor de Comunicação.

“Para Olla, que defende o sexo sem tabus, é um grande prazer apoiar este movimento. Acreditamos que juntos podemos promover valores de igualdade e respeito, colaborando para uma sociedade sem preconceitos”, celebra Guilherme Nogueira, diretor de marketing de Olla.

“A Vivo é uma marca inclusiva, aberta e que discute e incentiva a diversidade. Estamos no início de uma grande jornada pela diversidade e iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a comunidade LGBTQ+. Valorizar a diversidade faz a diferença para a sociedade, pois além de torná-la mais justa, contribui para que esteja mais conectada, seja mais forte”, comenta a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

A doação deve ser usada para viabilizar o aluguel de um espaço físico para a Casinha, no centro do Rio, que ajude pessoas LGBT em vulnerabilidade. A TODXS, por sua vez, vai usar o investimento para pilotar um projeto para mudar o cenário de inclusão nas escolas públicas do país, uma pesquisa a nível nacional para direcionar o país para melhores políticas públicas assim como outros projetos que usam de tecnologia e inovação para impactar o Brasil em alta escala.

Já o coletivo Não desculpo, um espaço de acolhimento, troca de informações e experiência entre mulheres LBT, pretende, a partir das doações, criar uma rede de profissionais que trabalham com psicologia, psicanálise e psiquiatria para atender mulheres LBT+ que sofreram ou sofrem algum tipo de violência. O Transformação, que promove educação e cultura para pessoas transgêneras, travestis e não binárias em aulas no centro de São Paulo pretende expandir sua capacidade de atendimento, levando educação para mais pessoas e as doações garantem seu funcionamento por cerca de mais 2 anos.

A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade.

Em 2017, Skol e o IBOPE Inteligência realizaram a pesquisa SKOL Diálogos, um retrato minucioso sobre os principais tipos de discriminação que infelizmente ainda existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. O dado reforça a importância dos aliados na luta contra o preconceito.

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev
PRODUTO: Skol
TÍTULO: #MarcasAliadas LGBTQ+
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO:  Pedro Prado | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Rodrigo Adam | Dudu Barcelos
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Beatriz Almonacid | Luiz Gama | Aline Pacheco | Rafael Franceschini | Antônio Salgueiro
MÍDIA: Mauricio Almeida | Fernando Nogueira | Amaury Magalhães | Bruna Guise | Marina Signori | Luiza Oliveira
PLANEJAMENTO: Rita Almeida | Danilo Lima | Giovana Orlandeli | Rafael Moura
CONTEÚDO: Fernanda Fontes | Rafael Venturelli | Gabriela Moura | Nabil Carone | Ana Paula Martinelli
B.I.: Diego Mattera | Verônica Zanuzzo
PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini | Juliana Gardim
CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Ricardo Sales

 

 

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