Na última semana aconteceu a 42ª edição do Festival de Annecy, um dos mais conceituados no mercado de animação. A premiação deu para uma produção brasileira o troféu Cristal, prêmio máximo na categoria Filmes Comissionados.
O curta-metragem publicitário Everything in Black and White foi criado pela F/Nazca S&S para a Leica M-Monochrom (Typ 246), câmera digital que só faz fotos em P&B. Mateus de Paula Santos e Fábio Acorsi, da VetorZero, assinam a direção de cena da animação todinha em preto e branco e que faz diversas comparações gráficas com o universo da fotografia.
“A natureza singular da Leica Monochrom nos fez mergulhar no universo da fotografia como um todo. Não só tecnicamente, traduzindo os processos analógicos e digitais do registro fotográfico, mas também conceitualmente, pela relevância da marca na consagração de linguagens como o fotojornalismo. Essa abordagem levou à escolha de formas geométricas básicas, como o círculo (retícula) e o quadrado (pixel), como matrizes das interpretações gráficas de cada parágrafo do texto do filme”, disseram os diretores.
Na primeira parte do filme, que discorre sobre a rigidez formal das cores, foram criadas animações minimalistas executadas digitalmente, no computador, e, no segundo momento, o filme trata da libertação anárquica que o PB permite. As animações foram feitas usando métodos analógicos, como a projeção e o stop motion, fotografados e filmados com a própria M-Monochrom e, assim, imprimindo texturas reais nas imagens.