segunda-feira, dezembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesSamsung Social estreia novo filme do projeto “Alfabetização Cidadã”

Samsung Social estreia novo filme do projeto “Alfabetização Cidadã”

Já imaginou como seria não conseguir ir ao mercado, pegar um ônibus sem pedir auxílio para alguém ou assinar o próprio nome? Com a ajuda da Samsung, um pouco desse panorama começa a mudar por meio do “Alfabetização Cidadã – Da Digital a digital”, projeto que está transformando a vida de adultos de 18 a 83 anos e que faz parte do Samsung Social, iniciativa de ações sociais da Samsung com o objetivo de usar a tecnologia para ajudar as pessoas a superarem obstáculos e irem além.

As pessoas que ajudam a criar um planeta mais sustentável ao separar corretamente o lixo para que ele tenha o descarte final adequado, precisavam utilizar a digital para assinar o próprio nome. Agora, com o curso de alfabetização com base tecnológica oferecido pela Samsung em parceria com o Instituto Paulo Freire, a trajetória deles está tomando outro rumo.

Esse é o caso da Marisnete. Mãe de sete filhos, antes ela tinha vergonha de pedir ajuda a eles porque não sabia ler e nem escrever. Ela começou a frequentar as aulas na cooperativa onde trabalha e agora tem orgulho de tudo o que conquistou – e ainda pretende retornar à Bahia para ajudar os conterrâneos que também não tiveram oportunidade de frequentar uma escola.

Já Wilza, de 44 anos, veio da Bahia para São Paulo em busca de uma vida melhor. Ela teve que largar os estudos para cuidar dos filhos quando era jovem e esqueceu, inclusive, como assinava o próprio nome. Com o que aprendeu no projeto “Alfabetização Cidadã”, ela agora consegue pegar um ônibus sozinha e ir ao mercado e calcular o valor da compra. Parte da trajetória da Wilza foi mostrada no primeiro filme da campanha.

Outra história de superação é a do Bel, que trabalha desde criança e nunca teve tempo para estudar, e por isso se sentia retraído. Depois que passou a frequentar as aulas da iniciativa, ele perdeu a timidez e até aprendeu a mexer no computador. Veja a história do Bel:

“Antes, essas pessoas usavam a digital para assinar documentos e agora um mundo de possibilidades foi aberto para elas. Histórias de superação como essas mostram que a tecnologia é um importante acelerador do aprendizado e do potencial humano promovendo não só a inclusão digital, mas também a inclusão na sociedade como um todo. Para a Samsung, fazer parte de uma iniciativa tão transformadora na vida dessas pessoas é motivo de muito orgulho”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung.

Com criação da Cheil Brasil, ao longo dos próximos meses, mais filmes com cerca de um minuto e meio de duração cada serão divulgados para relatar as trajetórias emocionantes de alunos do projeto.

Assista ao filme da campanha:

 

Artigos relacionados

Novidades