A partir desta segunda-feira, 04 de junho, Olivier Aizac assume o posto de CEO da operação brasileira da Webedia, multinacional de conteúdo digital que controla, entre outros, os verticais TudoGostoso, AdoroCinema, IGN e Minha Vida, além da maior agência de influenciadores do Brasil, a Digital Stars. Ele chega para expandir a gestão do fundador e CEO da Webedia Brasil, Cyrille Reboul, que decidiu voltar a empreender e está estudando com a Fimalac (acionista principal do grupo) projetos que inclusive podem incluir a expansão da presença internacional da Webedia.
Com 20 anos de experiência, Aizac acumula duas décadas de experiência no mundo digital. Começou em 2000, na França, trabalhando na divisão de internet da Vivendi. Em 2006, lançou o Le Bon Coin (o equivalente da OLX aqui no Brasil), que cresceu até se tornar umas das maiores companhias digitais do mercado francês. Há três anos Olivier se mudou para o Brasil, onde veio liderar os negócios da Schibsted, (controladora do Le Bon Coin e da OLX) na América do Sul, assumindo posição no board das empresas do grupo norueguês.
“Eu já conhecia o Olivier de reputação, pela sua trajetória como empreendedor. Quando soube que ele estava procurando um desafio no Brasil, enxerguei a oportunidade perfeita de trazer para a Webedia alguém que poderia levar a empresa para além de onde eu mesmo conseguiria”, afirma o fundador da Webedia Brasil.
“Cyrille me deixa um projeto incrível, que funciona muito bem. Vou me apoiar muito nessa energia para fazer com que possamos crescer ainda mais. Vamos aprender novos modelos de negócios e novos tipos de projetos. Temos grandes ambições para este ciclo, onde muitas coisas novas vão acontecer nos próximos meses”, promete Olivier.
Para Cyrille, o principal desafio do novo CEO é pilotar a consolidação do grupo como líder de mercado sem perder a agilidade que fez o sucesso da Webedia Brasil até agora. Em termos globais, a multinacional de origem francesa tem um plano de negócios ambicioso para o ciclo 2018/ 2020. A meta é torná-la um dos grandes players mundiais de conteúdo e alcançar um faturamento anual da ordem de 500 milhões de euros. Para cumprir esse desafio, Olivier Aizac contará com o apoio dos atuais membros do comitê de direção da Webedia Brasil: Luiz Felipe Barros, Luther Peczan, Renato Paiva e Stéphanie Paris.
Cyrille Reboul veio para o Brasil em 2012, com o sonho de criar um dos maiores grupos de conteúdo digital do país. Seis anos depois, a Webedia Brasil emprega 500 pessoas, atrai 49 milhões de usuários por mês em seus sites e é líder em cinco verticais (gastronomia, cinema, games, bem-estar e celebridades). Além disso, tornou-se um dos principais players de brand publishing e é pioneira nos novos mercados de agenciamento de influenciadores digitais e eSports. “Amei tanto construir isso tudo que decidi voltar a empreender e ver se consigo colocar em prática tudo o que aprendi nesses seis anos”, explica Cyrille.
Durante sua gestão, a empresa cresceu de maneira exponencial a cada ano, graças a lançamentos, aquisição de verticais e diversificação das atividades, como as já citadas áreas de influência e brand publishing. Ele lembra que, em 2012, quando a Webedia Brasil começou a operar, marcas praticamente nunca tinham ouvido falar de influenciadores, Facebook era uma fonte de audiência minúscula para os publishers, publicidade programática era incipiente e eSports, algo desconhecido do grande público. “O sucesso da Webedia veio da capacidade de abraçar as mudanças, em vez de ter medo delas, e de reinventar de maneira permanente os nossos negócios”, resume Cyrille.
Entre os projetos recentes, ele destaca o investimento no mundo do gaming e do eSport, que se iniciou em 2015 com o lançamento do IGN Brasil (hoje o maior vertical de conteúdo de games do país). Depois veio a criação da divisão de eSports, incluindo a construção de uma arena, e o lançamento do Versus, dedicado à cobertura de eSports.
Para encerrar o seu ciclo como CEO da Webedia Brasil, Cyrille Reboul acaba de lançar em sociedade com o Rock in Rio, o Reverb, primeira plataforma focada em conteúdo inspiracional a partir da música. “Montar um projeto com o grupo Rock in Rio, um dos mais emblemáticos do cenário do entretenimento no Brasil, é certamente o que eu qualificaria de um projeto dos sonhos. Tenho a sensação de fechar o meu ciclo com chave de ouro”.