O Menino Maluquinho, personagem brasileiro que nasceu em 1980, ganha vida em animação. Conhecido entre adultos e crianças, seu livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, cinema, e-book, jogos de computador e agora, com adaptação da Oca Filmes, produtora que atua no mercado há 8 anos, se tornará uma série de desenho animado. Ana Paula Catarino e Guilherme Alvernaz, dois dos sócios-fundadores da Oca, estão a frente do projeto.
Guilherme é animador há mais de 30 anos, e começou trabalhando ao lado de seu pai Ruy Perotti. Perotti foi criador de personagens marcantes como Sujismundo e Friozinho da Pernambucanas, e também contemporâneo e amigo pessoal de Ziraldo, autor do personagem que há tempos gostaria de transformar suas histórias em desenho animado. “O Menino Maluquinho tem todas as características para viver por toda vida na imaginação da criança brasileira. Tenho certeza de que, finalmente, com essa série, o personagem entra no século XXI”, comenta Ziraldo.
Guilherme Alvernaz optou por manter o traço e a magia do original, trazendo a obra para animação 2D. “O Menino Maluquinho vai manter a essência da infância, de jogar futebol, brincar na rua, mas também terá tecnologia e os jogos que as crianças de hoje utilizam bastante”, comenta Alvernaz. Na adaptação da obra para animação, Guilherme conta com uma equipe experiente em entretenimento e pedagogia, entre eles Marcio Araújo, cuja experiencia inclui roteiros para Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum.
A primeira temporada de 26 episódios será baseada no livro original, mas a ideia é realizar mais temporadas com outras histórias e novos personagens, não descartando a possibilidade de fazer um longa metragem. “A responsabilidade é enorme, mas o Ziraldo ficou muito feliz em ter a Oca à frente do projeto e isso já é razão para comemorar. Para a Oca Filmes é um sonho. Com essa adaptação do Menino Maluquinho já contamos um total de seis projetos criados pela equipe e, certamente, iniciaremos uma história sólida na produção de conteúdo”, finaliza Ana Paula Catarino, sócia e responsável pela produção executiva.