O Ministério da Saúde apresenta a segunda fase da campanha nacional sobre o câncer. Com criação da nova/sb, a ação aproveitou a proximidade do Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, e do Carnaval para um momento emocionante do cantor Neguinho da Beija-Flor, que venceu a luta contra a doença. As peças mantêm a abordagem contra o estigma social, mas enfatizam também o problema das informações falsas (fake news), que prejudicam a prevenção e o tratamento da doença.
Foi incluído, nessa fase da campanha, o call to action Fique atento. Informação correta também é prevenção. “A campanha reforça que um diagnóstico de câncer não significa uma sentença de morte, há possibilidade de cura. É preciso ter apoio da família e amigos e, principalmente, confiar nos médicos e no tratamento, evitando as fake news que circulam na Internet”, explica o VP de Criação de Brasília, Thomaz Munster.
Para reforçar a mensagem principal da campanha, foi escolhido um personagem icônico, o Neguinho da Beija-Flor. Ele trouxe ao público a própria doença, enquanto fazia o tratamento, e hoje está curado. O cantor conta, nos filmes, que a energia positiva e o carinho que recebeu da família e dos amigos foram fundamentais para a cura, juntamente com o tratamento.
A quadra da Beija-Flor, em Nilópolis (RJ), cantou mais uma vez para saudar um de seus maiores ícones, o cantor Neguinho da Beija-Flor. A primeira homenagem foi há quase dez anos, em fevereiro de 2009, durante um ensaio técnico, com ele bastante debilitado pela quimioterapia. Naquela época, como não podia cantar o samba-enredo, ele não podia participar dos ensaios só assistir. Para minimizar o sofrimento, os componentes da escola e a bateria cantaram de surpresa para ele.
Dessa vez, ele achava que ia gravar apenas um depoimento para a campanha do Ministério da Saúde, mas quando subiu ao palco quem cantou foi a multidão que lotou a quadra para a homenagem. O filme traz ainda depoimentos de amigos e familiares do cantor.
Assista ao filme da campanha:
Ficha técnica:
Cliente: Ministério da Saúde
Agência: Nova/SB
Campanha: Campanha do Dia Mundial do Câncer 2018
Aprovação pelo cliente: Juliana Costa Vieira, Amanda Sampaio e Ana Karla Guerra
Direção Agência: Cristina Gutemberg
Direção de criação: Thomaz Munster
Criação: Filipe Fontes
Atendimento: Ana Paula Pedrosa e Jéssica Lima
RTV: Marco Ettore
Produtora filme: Nove 90 Filmes
Diretor: John Oliveira