A GVT lançou na última sexta-feira (11), em parceria com a ONG SaferNet, uma campanha digital contra a pedofilia. Em pouco mais de um minuto, cenas com crianças dentro de graciosas caixas de boneca repletas de desenhos com delicadas nuvens perdem totalmente a leveza. O olhar atento capta um crescente desconforto com a tensão que vai se armando e que, em gestos nervosos, denota que ali se desenha um assédio sexual. É angustiante para quem vê. E é proposital.
Os dois filmes que compõem a campanha, têm por objetivo incomodar e incentivar denúncias contra a exploração sexual infantil. Há razões para isso, pois a maioria dos casos de pedofilia acontece no conforto do lar e longe dos olhos externos. As pessoas que veem, muitas vezes, resistem em ajudar as vítimas desses crimes, denunciando, e precisam de incentivo para buscar os canais de denúncia.
A iniciativa de estimular a divulgação de canais como o Disque 100 e o www.denuncie.org.br é anunciada na reta final da Copa do Mundo. Durante o mundial, assim como em outros eventos, a vulnerabilidade de mulheres, crianças e adolescentes aumenta por conta dos negócios ilícitos com o nefasto turismo sexual e, nesse contexto, a pedofilia ganha holofote. A denúncia é importante.
Durante a realização dos jogos de futebol na Copa da África do Sul, houve um aumento de mais de 30% de denúncias contra exploração sexual infantil e, motivado por essas informações oficiais, o governo brasileiro intensificou os controles nas fronteiras do País e até impediu a entrada de pedófilos fichados pela polícia internacional. Agora que a Copa acabou, o drama persiste e, por isso, é essencial manter o assunto em evidência.
“Nenhum tipo de violência deve ser tolerado pelo cidadão comprometido com o bem comum”, considera a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloisa Genish. “A responsabilidade é ainda maior quando a agressão é contra crianças indefesas. Nós da GVT acreditamos que o caminho é sempre denunciar situações de risco, pedindo ajuda aos canais competentes, como o Disque 100”. A intenção da campanha, criada pela agência de comunicação i.Brasil, é que os filmes com mensagens delicadas mas contundentes contagiem as pessoas como um alerta. Uma mensagem que deve ser compartilhada em suas redes de relacionamento.
A atuação da GVT voltada para ampliar o bom uso da internet é uma preocupação constante. Desde 2001, a empresa incentiva a conscientização digital que capacita jovens a identificar comportamentos suspeitos de pedofilia nas redes sociais. O programa GURI – Guia para Uso Responsável da Internet (www.internetresposnavel.com.br) – já atingiu mais de três milhões de jovens em todo o país, alertando para questões como cyberbullyng, sexting, pedofilia, além de movimentos de mobilização como o tech-ativismo, entre outros temas. Por isso, a GVT assume o mote da campanha: “Exploração sexual infantil é crime. Esse jogo nós temos que ganhar”.
Os filmes da campanha estão disponíveis em www.gvt.com.br/contrapedofilia ou no canal do Youtube através dos links: youtu.be/7v6E2quJRQI – youtu.be/84VGPqx7x2w