A neuropatia periférica, doença que danifica os nervos das extremidades de nosso corpo, é um mal silencioso. Afetando principalmente idosos, diabéticos, fumantes e alcoólatras, ela apresenta sintomas sutis, tais como dormência, formigamento nas mãos e pés e tiques. Dessa maneira, o paciente acaba por não procurar seu médico e fica sem o diagnóstico adequado, consequentemente, não tratando o mal de forma correta.
Por isso, a Merck, multinacional alemã de ciência e tecnologia que atua, entre outras áreas, com foco na saúde do consumidor, é a embaixadora no Brasil da campanha “Escute Seus Nervos”, que visa conscientizar não só os pacientes dos grupos de risco, mas a sociedade em geral sobre os primeiros sinais da neuropatia. No vídeo, produzido exclusivamente para os meios digitais, três mímicos representam de forma lúdica e bem-humorada os diferentes sintomas que “acompanham” o paciente – formigamento, dormência e tique –, atrapalhando sua vida e suas tarefas do dia a dia.
“No Brasil, a neuropatia é uma doença subdiagnosticada, pois seus sintomas podem ser facilmente confundidos com problemas de má circulação ou vistos como um incômodo isolado e passageiro, isso faz com que o paciente se acostume a conviver com eles e não busque tratamento. É essencial, porém, que ela seja diagnosticada no início, pois pode se tornar uma doença irreversível” aponta Juliana Guedes, Gerente Médica da Merck Consumer Health. “Por isso, é muito importante alertar também os familiares e amigos dos pacientes dos grupos de risco, principalmente diabéticos, para que fiquem atentos e sempre conversem sobre a possível existência desse quadro com o paciente e seu médico”, acrescenta.
Além do vídeo com os mímicos, a Merck lançou também o portal Escute Seus Nervos, que traz informações importantes sobre a neuropatia, como reconhecer seus sintomas, diagnóstico e tratamento. Para amplificar o alcance do tema, a empresa estruturou um plano de mídia que conta com divulgação da campanha no universo digital, com ações no Google, Facebook e Youtube.
Em paralelo, a campanha conta também com apoio da apresentadora Ana Maria Braga como uma das embaixadoras da causa, engajando sua base de seguidores sobre os sintomas da doença, e com ações voltadas a influenciadores digitais e canais especializados em diabetes, prevendo um alcance total de mais de 10 milhões de pessoas impactadas. “Conhecimento é a maior arma para combater a neuropatia, o que torna o portal e todas as outras ações aliados poderosos no combate a esse mal”, finaliza Roberta Farina, Diretora de Marketing da Merck Consumer Health.
Veja vídeo da campanha: