sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPesquisa da Fenapro reforça otimismo no ritmo de negócios na propaganda

Pesquisa da Fenapro reforça otimismo no ritmo de negócios na propaganda

Chega à segunda edição a VAN PRO, Visão de Ambiente de Negócios em Agência de Propaganda, indicador da atividade publicitária criado pela FENAPRO, Federação Nacional das Agências de Propaganda, com o objetivo de identificar tendências e acompanhar o desenvolvimento e as expectativas do setor.

A pesquisa, realizada em julho, junto a 167 agências de todo o Brasil, e relativa ao desempenho do setor no segundo trimestre, apontou que, na média, houve uma ligeira melhora nos negócios, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo 40,63% dos entrevistados. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o desempenho melhorou para 51% das agências entrevistadas.

Em relação às previsões para o ano de 2017, de forma geral, há uma preocupação com o desempenho no terceiro trimestre, pois 43,3% dos entrevistados preveem uma piora nos negócios. Contudo, nas projeções para o acumulado do período, o otimismo ainda prepondera, com 58,23% das agências projetando crescimento do investimento publicitário em 2017.

“A pesquisa indica que o efeito da grande turbulência política observada no segundo trimestre não gerou queda significativa de negócios para as agências de propaganda, e que, apesar da queda de otimismo no curto prazo, a maioria projeta uma melhora ao longo do ano de 2017”, destaca Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

A Van Pro mostrou que o Centro-Oeste é a região mais otimista quanto ao desempenho previsto no ano. No Mato Grosso do Sul, 100% das agências projetam crescimento; no Mato Grosso, 87,5% fazem essa previsão, e em Goiás, 75%. Já na Bahia e em Santa Catarina, 71,43%, esperam crescer este ano, em comparação a 45% da média das agências dos demais estados, exceto Pernambuco, onde apenas 36% delas estimam uma melhora do desempenho no ano.

Mais licitações

A pesquisa VAN PRO mostrou que o número de concorrências e licitações cresceu no último semestre, em relação a igual período do ano passado. O aumento já havia sido registrado no primeiro trimestre por mais de 43,15% das agências, índice que subiu para 45,33% dos entrevistados no segundo trimestre.

O destaque, mais uma vez, foi o Centro-Oeste, puxado pelo Distrito Federal, onde 100% das agências declararam ter registrado um incremento no número de concorrências e licitações no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado; seguido pelo Ceará, onde 60% das agências tiveram um crescimento na participação de concorrências e licitações.

A pesquisa revelou ainda que o setor de serviços continua sendo o mais importante dentro dos investimentos publicitários para a geração de negócios, seguido pelo comércio e pelo setor público.

Artigos relacionados

Novidades