Graças a denúncias anônimas registradas por meio de 181 Disque Denúncia, mais de 4 toneladas de drogas e mais de 3.200 armas de fogo foram apreendidas somente no último ano. Para dar mais tranquilidade à população e mostrar que a segurança depende também da participação da sociedade – que muitas vezes tem receio de denunciar -, o Instituto Minas pela Paz e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais lançaram a campanha “181 Disque Denúncia”, criada voluntariamente pela agência Leo Burnett Tailor Made.
Composta de materiais para jornal, revista, rádio e televisão, a campanha traz como tema central a garantia de anonimato do denunciante. “Por trás de muitas prisões por tráfico de drogas, tem uma pessoa anônima que fez a denúncia” é a frase que acompanha uma das peças impressas. Na imagem, o cidadão que aparece de costas, garante que não terá sua identidade revelada, ao contrário do criminoso.
Na TV, o filme “Invisível” produzido pela Quarteto Filmes e DaHouse Áudio é narrado em primeira pessoa e a câmera acompanha a visão do denunciante, que nunca aparece. O narrador conta que notou uma movimentação estranha de carros em sua vizinhança e decidiu acionar o Disque Denúncia. O locutor encerra com a frase “Sua denúncia aparece. Você não”.
Nos spots de rádio, denunciantes estão contando o que viram quando são interrompidos por uma vinheta de notícias de última hora, que fala sobre a ação bem-sucedida da polícia que resultou em apreensão, e que as investigações começaram graças a uma denúncia anônima.
“O objetivo da campanha é encorajar a população a participar, garantindo absolutamente o anonimato de quem ligou. Encontrar uma forma impactante de mostrar isso em todos meios foi o nosso desafio”, explica Augusto Coelho, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.
Assista ao filme da campanha:
Ficha Técnica
Campanha: 181 Disque Denúncia
Anunciante: Instituto Minas pela Paz
Agência: Leo Burnett Tailor Made
Co-presidente e Diretor Geral de Criação: Marcelo Reis
Diretor de Criação: Augusto Coelho
Redator: João Amador
Diretor de Arte: Igor Sá e Victor Yrigoyen
RTV: Ana Carolina Martins
Atendimento: Denise Millan, Katia Simonato e Giovanna Rodrigues
Produção Gráfica: Wilma Godoy, Rosilene Ribeiro e Ricardo Sotelo
Aprovação: CTO DDU – Colegiado Técnico Operativo do Disque Denúncia Unificado de Minas Gerais
Produtora Filme: QUARTETO FILMES
Diretora de cena: Ana Paula Barcellos
Produção Executiva: Rodrigo Moreira Pego
Montador: Diego Hayashi
Coordenadora de finalização: Luiza Faiçal
Direção de arte em pós: Zefini Pós-Produção
Coordenador de 3D: ——-
Finalização: Zefini Pós-Produção
Atendimento: Fernanda Medeiros
Produtora de som: DaHouse Áudio
Maestros: Lucas Mayer e Wonder Bettin
Finalização: Miguel BoaVentura
Atendimento: Rafael Menezes
Estúdio de fotografia: Bulldog Estúdio
Fotógrafo: Frederico Vasconcellos.