Buscando retratar de forma simples e objetiva o que jamais deveria rodear e muito menos existir no universo infantil, a Fundação Abrinq e a Companhia de Cinema lançaram o filme institucional “O que não cabe na boca de uma criança não cabe no mundo”, criado e dirigido pela dupla Duecapi. O filme de 30’’ de duração ilustra a presença de abusos como trabalho infantil, genocídio e estupro, na infância no Brasil.
O relatório do Disque Direitos Humanos aponta que do total de denúncias sobre desrespeito aos direitos da criança e do adolescente, 68% estavam relacionadas à negligência; 49,2% faziam referência à violência psicológica; 46,7% mencionavam violência física; 29,2% de violência sexual e 8,6% foram de exploração do trabalho infantil. Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2012 indica que 3 milhões e meio de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, continuam sujeitos ao trabalho infantil. Por isso, a campanha sem fins lucrativos tem como foco educar e promover a conscientização em prol das crianças no Brasil.
O período pós-carnaval foi escolhido para o início da veiculação do material, uma vez que a data propicia a violação de alguns dos direitos das crianças, como a prostituição infantil. Porém, como o objetivo é de propagar ainda mais a causa, a campanha será divulgada com abrangência nacional, por meios de diferentes veículos de comunicação: web, impresso, rádio e TV.
“Certas palavras não cabem na boca das crianças e não deveriam nunca fazer parte da vida delas. Faça você a sua parte! Fique atento à violação de direitos de crianças e adolescentes. Denuncie!”, orienta Denise Cesario, gerente de Programas e Projetos da Fundação Abrinq – Save the Children. O filme está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=alVDBDm9Hd4
Para denunciar qualquer forma de abuso, a orientação é simples, basta discar 100 e, assim, colaborar para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Ficha Técnica:
Direção e Criação: Duecapi Produção
Realização: Companhia de Cinema
Produção Executiva: Maria João Calheiros e Waguinho La Bella
Direção de Fotografia: Roberto Santos Filho e Adriano Vanni
Assistente de Produção Executiva: Claudia Mirisola
Direção de Produção: Giba Rodrigues e Ana Paula Grande
Assistente de Produção: Mariana Khuri
Técnico de Som: André Freitas Rasfilms
Trilha Sonora: Croácia
Edição: Duecapi
Finalização: Companhia de Cinema