Responsável por milhares de mortes todos os anos nos Estados Unidos, a arma de fogo, embora seja o produto mais perigoso à venda no mercado, tem regulamentação mínima do governo sobre a sua fabricação; enquanto um simples ursinho de brinquedo, por exemplo, precisa atender a padrões de segurança muito mais rigorosos. Esse foi o motivo principal de uma nova campanha conscientização pública, chamada “Teddy Gun”.
O Conselho de Illinois Contra a Violência por Armas de Fogo (ICHV), uma organização sem fins lucrativos com foco na prevenção da violência por armas de fogo e no seu controle, quer chamar a atenção dos governos estatuais e federais para o tema através da criação do “Teddy Gun”, um revólver em forma de ursinho de brinquedo. A FCB Chicago ajudou o ICHV a criar o “produto”. O fato dele ser uma arma e não um brinquedo permitiu que fosse criado sem a necessidade de observar as rigorosas normas impostas à indústria de brinquedos.
“O Teddy Gun é um símbolo tragicômico da falta de regulamentação governamental sobre um dos mais perigosos produtos disponíveis no mercado”, afirma Colleen Daley, diretor executivo do ICHV. “Nosso objetivo com o Teddy Gun é conscientizar e incentivar os integrantes do governo a apoiar medidas capazes de salvar vidas”.
O ICHV chama a atenção para a epidemia da violência por armas de fogo. Em 2015, a organização fez uma parceria com a agência de comunicação FCB para criar a campanha “Unforgotten” (“Inesquecidos”), uma premiada instalação de arte e uma experiência interativa que apresenta memoriais de vítimas da violência por armas de fogo. Para dar continuidade, em 2017 os esforços serão concentrados no Teddy Gun.
Em parceria com o diretor Bem Flaherty, a história do Teddy Gun será contada em um documentário.