O Minas Pela Paz estreou a campanha #MeioBrasileiro, MeioGringo, que incentiva ações de gentileza para com os turistas presentes nas cidades brasileiras durante o período de Copa. Desenvolvida de forma voluntária pela agência Leo Burnett Tailor Made, a ação resgata a origem dos sobrenomes como uma razão a mais para que os brasileiros recebam bem os turistas.
A campanha conta com uma plataforma bilíngue e interativa de compartilhamento via redes sociais, em que os usuários devem escolher e divulgar a origem de seu sobrenome, além de utilizar as hashtags #meiobrasileiromeiogringo e #halfbrazilianhalfforeigner – www.meiogringo.com.br ou www.halfbrazilianhalfforeigner.com. Ícones estilizados para cada um dos 32 países participantes do evento esportivo que acontece no Brasil estão disponíveis na plataforma. “O sobrenome é a nossa digital genealógica. Queremos que as pessoas busquem conhecer suas origens e tornem isso público. Garanto que muitos irão se surpreender”, afirma Marco Antônio Lage, diretor-coordenador do Minas Pela Paz, destacando o papel cultural da ação.
A iniciativa nasceu da preocupação dos parceiros de comunicação do Minas Pela Paz com as demonstrações de intolerância no futebol, que se reuniram para propor medidas que possam contribuir para a promoção de uma cultura de paz. “A boa hospitalidade está no sangue dos brasileiros, faz parte da nossa essência e essa ação vem para incentivar esse sentimento de união e amizade entre as pessoas. Independentemente de crença e política, temos que tratar bem os visitantes que chegam ao país para festejar conosco e conhecer a nossa terra”, defende Marcelo Reis, sócio e Vice-Presidente de Criação da Leo Burnett Tailor Made.
Entendendo que a receptividade aos turistas passa por gentileza e respeito na convivência, o Minas Pela Paz e seus parceiros apostam nesta dinâmica como parte do processo de criação da cultura de paz.