O Estado de S. Paulo entrega nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o primeiro dossiê da campanha #somosmaisque16porcento à Câmara dos Vereadores de São Paulo. O documento é o primeiro banco de dados com nomes de mulheres que fizeram história no País e que foram votadas para serem indicadas a receberem homenagens nos espaços urbanos da cidade.
A ação, criada pela agência de publicidade FCB Brasil e lançada pelo jornal, teve início na data de aniversário de São Paulo (25/01), com a divulgação da pesquisa da ProScore de que 84% das ruas que homenageiam pessoas ilustres na cidade nomeiam homens. Com estes números em mãos, o Estado de S. Paulo resolveu começar um debate sobre a representatividade da mulher também nos tributos dos espaços urbanos – em pról da igualdade. A votação e as indicações foram feitas no site estadao.com.br/16porcento.
Entre os nomes que constam no documento estão Dercy Gonçalves, Tomie Ohtake, Hilda Hilst, Marília Pêra, Dorina Nowill, Nair Bello, Ruth Cardoso, Zélia Gattai, entre outras ilustres brasileiras.
“Com a entrega deste banco de dados aos vereadores de São Paulo, queremos ajudar a mudar as estatísticas e tornar a cidade cada vez mais diversa”, comenta Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB Brasil.
“Essa é mais uma ação do Estadão, que trata de forma inovadora e transformadora um dos temas abordados com frequência em nossa cobertura editorial, o preconceito com as mulheres”, explica Marcelo Moraes, Diretor de Marketing Publicitário do jornal.