O SBT inova ao se empenhar em uma causa de saúde pública: o combate ao tabagismo. A emissora, chancelada por sua marca “SBT do Bem”, lança uma máquina que converte cigarros não consumidos em opções para aproveitar os minutos de vida ganhos. A lógica da “Máquina da vida” é simples: por meio de uma escala na qual 1 cigarro equivale a 11 minutos a mais de vida, o SBT irá premiar jovens com brindes relativos ao tempo que eles ganharam deixando de fumar a quantidade de cigarros descartada na máquina. Entre os prêmios, entregues na hora, estão: uma Revista Coquetel Passatempo, uma entrada para cinema, um vale cultura ou uma camiseta para prática de esportes. A ação foi criada pela agência Publicis Brasil e produzida pela Publicis Dialog.
A máquina fica disponível de 9 a 11 de junho no Mackenzie, em São Paulo, que “abraçou” o projeto do SBT e entrou como parceiro da ação. “O SBT está se colocando à disposição desses grandes temas para começar a ajudar o governo e autoridades a conscientizarem sobre problemas que são comuns na sociedade”, declara José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT.
Além dessa ação, o SBT estreou em sua grade e na internet, no Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), uma campanha antitabagista, que conta com filme de 30” e projeto editorial no Jornalismo da emissora. Assista ao filme, criado pela Publicis Brasil e produzido pelo SBT, através do link: http://www.sbt.com.br/noticias/14344/SBT-lanca-campanha-antitabagista;-assista-ao-video.html#.U5DEanYbT2D. Ao longo do ano, outras ações devem ser apresentadas envolvendo a temática – todas sob o guarda-chuva “SBT do Bem”.