Com o objetivo de manter a suficiência dos estoques no período da Copa do Mundo, a Fundação Pró-Sangue está lançando a sua campanha de incentivo à doação de sangue para o período do campeonato, que acontece de 12 de junho a 13 de julho. E quem entra em campo para defender a causa desta vez é o craque da Seleção Brasileira, Daniel Alves. A ação, intitulada Anjos da Copa e criada pela Publicis Brasil, reforça o conceito “Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo” – que já contou com o apoio de diversas personalidades e instituições.
Nos anúncios e no material de mídia out of home, o jogador aparece com asas de anjo se preparando para chutar a Bola Vermelha, que é símbolo da ação. As peças são divulgadas por meio de parcerias com veículos de comunicação e em postos de saúde. Integra também a campanha uma série de materiais de comunicação below the line. Todos os envolvidos na iniciativa participam de forma voluntária.
A campanha tem sérios motivos por trás. Com a chegada de milhares de estrangeiros ao país (é possível que o Brasil receba 600 mil visitantes nesse período), a previsão é que haja um aumento da demanda de sangue, por conta de um maior número de acidentes, provocados pela intensificação do trânsito local e nas estradas. Em contrapartida, estima-se que haja uma queda no número de doações em virtude de as pessoas estarem envolvidas com os jogos e as festividades do mundial.
A Pró-Sangue já está sentindo o desabastecimento em suas unidades de coleta. Atualmente, o estoque da Fundação encontra-se quase 50% abaixo do ideal, para garantir com tranquilidade o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.
Como estratégia para assegurar a suficiência do estoque durante o mundial, a Pró-Sangue está com um plano agressivo de captação dos doadores. Desde abril, vem intensificando a convocação dos candidatos por e-mail, torpedo, mala-direta e telefone. Além disso, realizou atualização cadastral de doadores com fenótipo raro de sangue.
A campanha Anjos da Copa da Pró-Sangue também inclui uma turnê da exposição “A Bola Vermelha” que, depois de passar pelo Shopping Frei Caneca e pelo Parque Shopping Barueri, agora está presente no Espaço Pontes ao lado do Teatro Vivo.
Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.
Vale lembrar que nesse mês de mundial, os postos da Pró-Sangue operam em horários diferenciados. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook/prosangue.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Fundação Pró-Sangue
Agência: Publicis Brasil
Título: “Doe Sangue e passe a bola para um amigo”
Direção de criação: Hugo Rodrigues, Kevin Zung
Direção de arte: Sidney Araujo
Redação: Rodrigo Strozenberg
Atendimento: Gabriela Borges, Amanda Sampaio, Leila Correia
Planejamento: Juliana Laporta
Mídia: Marcela Isa, Nany Porciuncula, Sacha Quinta
Tráfego: Rose Ramalho
Fotografia: Sebas
Produção: Rita Vilarim, Emerson Russo e Thiago Loureiro
Pós-Produção: Rogério Machado – Arizona
Ilustração: Big Studios
Art Buyer: Selma Momosse e Natalia Souza
Finalização: Adriano Idas
Produtora: Studio Great
RTV: Tato Bono e Cayan Lobo
Aprovação do cliente: Doris Sandoval Lavorat