A Google ultrapassou a Apple tornando-se a marca global mais valiosa do Mundo, de acordo com o ranking BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, valendo 159 bilhões de dólares, representando um aumento de 40% no ano.
Depois de três anos na liderança, a Apple caiu para segunda posição com queda de 20% no valor da marca, com o valor de 148 bilhões de dólares. Enquanto a Apple continua a ser uma marca de alto desempenho, há uma crescente percepção de que ela não está mais redefinindo tecnologia para os consumidores, refletido por uma falta de lançamentos de novos produtos que causem grande comoção. A marca B2B líder mundial, IBM, manteve a 3ª posição com um valor de marca de 108 bilhões de dólares.
Nick Cooper, diretor da Millward Brown Optimor, comentou sobre a marca número um: “O Google foi extremamente inovador no ano passado com o Google Glass, investimentos em inteligência artificial e uma infinidade de parcerias que veem seu sistema operacional Android sendo incorporado a outros bens como carros. Toda esta atividade envia um sinal muito forte para os consumidores sobre o que é o Google e coincidiu com uma desaceleração na Apple.”
“O ranking deste ano destaca o fim da recessão, com uma forte recuperação nas avaliações e, pela primeira vez, crescimento real em todas as categorias e nas marcas Top 100 como um todo”, disse David Roth, CEO do The Store, WPP. “O que é notável é a maneira como as marcas fortes lideraram a recuperação. Setenta e uma das marcas listadas em nosso Top 100 de 2014 estavam lá em 2008. Apesar da turbulência financeira e da perturbação digital que dizimaram muitos negócios nos últimos anos, essas marcas se mantiveram no ranking, comprovando a durabilidade de marcas fortes.”
O valor combinado dos Top 100 quase dobrou desde o primeiro ranking em 2006. O Top 100 hoje vale 2,9 trilhões de dólares, um aumento de 49% em comparação com a avaliação de 2008, que marcou o início da crise financeira.
As marcas brasileiras perderam valor em função do baixo crescimento econômico e sairam do ranking global de 2014. Mas o significativo crescimento em valor das marcas de consumo no Brasil aponta para um futuro muito promissor. “As marcas de consumo são menos vulneráveis a oscilações no mercado em função da alta contribuição das marcas em si que sustenta o valor” diz Valkiria Garré CEO da Millward Brown Brasil. Em 2014 marcas de consumo como Skol que é a marca marca mais valiosa do Brasil teve um crescimento de 8% e a Sadia cresceu 24% em relação a 2013.
Para mais informações acesse: http://www.millwardbrown.com/BrandZ/Top_100_Global_Brands.aspx