A 1ª edição do Like The Future de 2016 colocou o papel da nova geração diante dos atuais desafios que a tecnologia impôs a grandes empresas. Promovido pelo Lide Futuro, área de atuação do LIDE que reúne jovens líderes empresariais do país, o evento reuniu Charles Martins, presidente da Rede Mundo Verde; Pedro Bueno, presidente da rede de laboratórios DASA; e Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol, para um painel sobre O impacto de lideranças jovens em negócios bem sucedidos, na noite da última terça-feira (23), em São Paulo.
“Quando eu falo em lançar um aplicativo ou aprimorar o e-commerce na empresa, nossos franqueados com idades entre 40 e 50 anos ficam apreensivos, achando que vamos acabar com o negócio deles”, disse Charles Martins, presidente da rede Mundo Verde, ao explicar sobre a implantação de ferramentas mais tecnológicas para aprimorar os negócios da empresa.
O executivo lembrou que muitos gestores preferem se manter conservadores, ao citar suas experiências administrativas envolvendo a empresa. “É preciso experimentar, mas experimentar é agir”. Sobre o seu modelo de gestão, Martins disse que uma das marcas registradas da Mundo Verde é agilidade. “Não marcamos reunião para discutir, marcamos para decidir. Somos muito práticos com as informações que temos e como iremos aplicá-las.”
Para Pedro Bueno, presidente dos laboratórios Dasa, que iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos, a implantação da cultura de inovação foi uma das prioridades em seu modelo de negócios. Ao assumir a empresa, em 2014, o jovem empresário transformou as ações práticas internas ao criar incentivos, programas de sócios, e surpreendeu ao revolucionar o sistema de metas. “O papel de um líder é muito simples. Você precisar implantar um ambiente inspirador, definir um time campeão e desenhar uma cultura eficiente.”
Ao ser questionado sobre as diferenças entre lideranças jovens e mais experientes, Pedro Bueno foi claro. “Um CEO jovem é igual a um CEO mais velho. A única diferença está na experiência, por isso ressalto a importância de um time excelente para compensar”. E completou dizendo que “Uma empresa bem sucedida possui capital para investir e atrair os melhores talentos. Ela não precisa ficar sempre na retaguarda, seja ela gerida por um líder de 25 ou 60 anos”.
Com planos de dobrar a produção este ano, Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol, contou como foi o processo de transformar uma gestão familiar em profissional. “Passei 90 dias em imersão ao lado do fundador da empresa, tudo para entender a fundo o DNA deles. Foi um grande desafio, mas conseguimos, com muito trabalho, caminhar para um crescimento constante e consistente”.
A única rede de óticas brasileira com laboratório digital próprio é também detentora de um modelo de negócios baseado em franquias que, segundo Pereira, é uma arte. “Você exerce a liderança pelo exemplo e convencimento, e não pela imposição”, disse o executivo que comanda a rede de franquias de óculos com mais de 850 lojas espalhadas pelo país.
Pereira também citou o projeto “Pequenos Olhares”, programa que disponibiliza a todas as crianças do ensino público brasileiro acesso a óculos de grau. “Hoje, oito em cada dez crianças nunca foram ao oftalmologista. Além disso, cerca de 30% dessas crianças tem algum problema de visão, por isso todos os funcionários da Óticas Carol abraçaram essa causa e a transformou em uma missão”, explicou.
PRÊMIO LIDE STARTUPS 2016
Ao final, o Lide Futuro anunciou a abertura das inscrições do Prêmio Lide Futuro Startups 2016. Divididos em três categorias – Startups em fase de Ideia (sem CNPJ), Startups em fase Inicial e Startups de Impacto Social, ele tem como missão valorizar as mais diversas iniciativas, estejam elas consolidadas ou ainda em formato embrionário.
O 1º LIKE THE FUTURE contou com o patrocínio da Gympass, Holden e Vitacon, e apoio da Taqueray e Villa Bisutti. Como fornecedores oficiais estavam Cadô Presentes, Casa do Damasco, Cris Neves, Eccaplan, Flux, Grupo Godoy, In Event, Labo Chocolates, Natural da Rua, Purple Cow, Slow Brew Brasil, Tok Take e Vero Latte. Pr Newswire e as revistas Lide e Trip foram os mídia partners.