O Boticário assumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria em 2013, segundo o mais recente balanço do Instituto Euromonitor, que estuda o segmento de higiene e beleza. Com essa conquista, a marca chega ao topo do maior mercado consumidor de perfumaria do mundo – posição que o Brasil ocupa desde 2010, quando superou os Estados Unidos no consumo de perfumes. O mercado nacional totalizou R$ 15 bilhões no ano passado (15,6% do total).
“Assumir a liderança do maior mercado do mundo é, sem dúvida, motivo de grande orgulho para nós. Uma conquista como essa revela o quanto o consumidor reconhece e valoriza a qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos”, diz a diretora executiva de O Boticário, Andrea Mota.
O Boticário tem hoje mais de 100 itens de perfumaria em seu portfólio. Entre eles estão algumas das marcas mais vendidas do país. “Trabalhamos com as melhores matérias-primas e as tecnologias mais avançadas do mundo, que nos dão condição de concorrer de igual para igual com a perfumaria produzida em qualquer parte do globo. E com um passo a frente: conhecemos o consumidor brasileiro como ninguém”, afirma Andrea.
O Boticário também avançou uma posição no segmento de maquiagem, alcançando a vice-liderança do ranking com suas três marcas – Make B., Intense e Capricho. Em 2013, o mercado nacional somou R$ 3,4 bilhões, segundo balanço da Euromonitor.
“Make B., nossa marca premium, traz tecnologias diferenciadas e as principais tendências mundiais da moda para as consumidoras brasileiras. Intense conquistou espaço na nécessaire das brasileiras com seu jeito jovem e descontraído, com qualidade e preço acessível”, diz Andrea Mota. Capricho, por sua vez, é destinada às adolescentes que gostam de se produzir. “De formas diferentes, elas entendem as necessidades das brasileiras e entregam produtos que combinam qualidade e tecnologia.”
Com 3.650 lojas em mais de 1.700 municípios do país, a rede O Boticário faturou R$ 7,6 bilhões em 2013 – com crescimento de cerca de 10% em relação a 2012.