A ideia da nova campanha do DIA Supermercado é mostrar o quanto é difícil sermos aprovados pelas nossas escolhas no dia a dia. Para isso, a solução foi adotar personagens que pudessem representar o mais alto nível de exigência e espírito crítico na vida da maioria das pessoas. Nesse caso, a sogra e a família do marido e o chefe e os “puxa-sacos” dele.
Criada pela Z+, agência do grupo Havas, a ação publicitária contará com dois comerciais para TV (um com a sogra e outro com o chefe) e filmes complementares para a internet, que serão divulgados através de uma ampla estratégia de mídia online. “Acho que os tipos que conseguimos criar dão um toque de humor e non-sense aos filmes, intensificando a percepção de que somos cercados o tempo todo por gente que avalia nossas atitudes e comportamentos. Ser aprovado por todos que nos cercam, é sempre um motivo de orgulho”, diz Manoel Zanzoti, quem assina a direção de criação ao lado de Pedro Souza.
A “aprovação” às consumidoras do DIA é mais uma etapa na comunicação da marca para reforçar o posicionamento “DIA: dá orgulho comprar bem”, adotado no ano passado. Souza ratifica que a ação valoriza um fator importante que é justamente a aprovação que o público do DIA recebe das pessoas que o julgam com mais intensidade. “A economia que ela faz ao comprar no DIA é reconhecida até mesmo pelas pessoas que não gostariam de elogiar ninguém, mas que acabam reconhecendo sua escolha acertada. Tudo isso resulta no orgulho da mulher DIA, conceito da comunicação da marca”, complementa o criativo.
A linguagem utilizada nos filmes é uma metáfora de um programa de calouros no qual uma bancada de jurados avalia cada detalhe da performance das pessoas, representando o julgamento que recebem na vida. “O inusitado é que transportamos os cenários em que somos avaliados com mais rigidez – o almoço com a sogra e a sala do chefe – para dentro do supermercado”, relata Pedro Souza.
Na TV, os filmes serão veiculados na Rede Globo e Rede Record nas praças de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, cidades nas quais existem supermercados da rede DIA.
Ficha técnica
Agência: Z+
Cliente: DIA Supermercado
Título: Sogra/Chefe
VP de criação: Rodrigo Almeida
Direção de criação: Manoel Zanzotti e Pedro Souza
Criação: Manoel Zanzoti, Pedro Souza, Paulo Pejon e Raynier Araújo
Criação PDV: Camila Pimenta
Atendimento: Anita Souza e Fernanda Bezerra
Direção de atendimento: Anita Souza
Planejamento: Fernando Samara
Direção de planejamento: Fernando Samara
Produção RTV: Aline Silva e Thais Possatti
Artbuyer: Alice Iamamura
Fotógrafo: Gustavo Lacerda
Ilustração: Notan
Produtora: Fulano Filmes
Direção: Octavio Scopelliti
Assistente de Direção: Atalia Haim
Produção Executiva: Krysse Mello
Atendimento: Juliana Martellotta
Direção Fotografia: Raul Aragon
Coordenador Geral: Ale Cois / Sabrina Comar
Finalização: Fulano Filmes
Finalizador: Adriano Torres
Produtora Som: Zeeg2
Atendimento de som: Fabi Apocalypse
Aprovação do cliente: Renato Giarolla, Flavia Akamine e Luana Bulhosa