O filme ‘Amarela’ é o vencedor da 25ª edição do Prêmio Grande Otelo, promovido pela Academia Brasileira de Cinema, na categoria Melhor Curta Metragem de Ficção. A cerimônia de premiação aconteceu nesta semana no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. ‘Amarela’ está disponível na plataforma Globoplay.
Escrito e dirigido por André Hayato Saito, protagonizado por Melissa Uehara (em seu debut, aos 14 anos) e produzido por Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santigo, da MyMama Entertainment, o filme também é vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo e participou de mais de 100 festivais em 35 países, além de ter sido pré-indicado ao Oscar 2026.
Entre os importantes palcos do cinema mundial pelos quais ‘Amarela’ passou está o Festival de Cannes 2024, onde disputou a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem. No Festival de Havana, venceu como Melhor Curta de Ficção; no Chicago Southland International Film Festival foi o Melhor Curta de Drama; no Hollywood Shortsfest ganhou como Melhor Curta; e levou o Grand Prix no Festival Tous Courts, da França. Também foi selecionado para os festivais HollyShorts (EUA) e Clermont-Ferrand (França).
O autor e diretor André Hayato Saito conta que ‘Amarela’ tem origem autobiográfica: “Sua concepção vem de uma inquietação muito íntima. Cresci como um garoto nipo-brasileiro em São Paulo, num país que muitas vezes nos enxerga como estrangeiros, mesmo quando essa é a nossa única casa. A ideia do filme surgiu da vontade de olhar para um episódio ‘bem brasileiro’ – a final da Copa do Mundo de 1998 – e, a partir dele, revelar uma experiência silenciosa, mas profundamente marcante: o impacto do racismo na formação da identidade de uma adolescente”. Saito considera que ver um filme como ‘Amarela’ voar tão longe e vencer o Prêmio Grande Otelo é como um gesto de cura: “Cura para nós, para nossas famílias, para nossos ancestrais e, principalmente, para as próximas gerações, que poderão se olhar na tela e se reconhecer”, diz.
As produtoras do filme, Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago, celebram a premiação concedida pela Academia Brasileira de Cinema e consideram que amplificar o cinema de André Hayato Saito é amplificar uma reflexão profunda sobre identidade, pertencimento e ancestralidade. “Esse passo e reconhecimento nos emociona porque é fruto de uma relação construída com tempo, confiança e entrega. Trabalhar com Saito é compartilhar um processo criativo raro, guiado por sensibilidade, generosidade e profundo respeito mútuo”, afirma Mayra, produtora e fundadora da MyMama Entertainment.
‘Amarela’ é uma produção MyMama Entertainment em associação com Fernanda Takai, Madre e Sato Company. Marcando a estreia nas telas da jovem protagonista nipo-brasileira Melissa Uehara, o filme é produzido por Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago, tem coprodução de André Hayato Saito e Tati Wan e produção executiva de João da Terra.
Rodrigo Pasianotto, Alejandro Saevich, Stefan Kozak, Ana Kozak e Jacqueline Sato assinam como produtores executivos, além de Nelson Sato e Fernando Camargo como produtores associados. Hélcio “Alemão” Nagamine assina a direção de fotografia, na direção de arte, Luana Kawamura Demange, montagem de Caroline Leone, elenco por Gy Ogata, figurino de Yuri Kobayashi e trilha sonora original de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo.
‘Amarela’ é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama Entertainment com André Hayato Saito, que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. Tal busca identitária teve início com o curta-metragem ‘Kokoro to Kokoro’, que abordou os laços de amizade entre a avó paterna e sua melhor amiga, japonesa. Esse filme foi eleito Melhor Documentário de Curta-Metragem no Roma Short Film Festival, ganhou menção honrosa no Tokyo International Short Film Festival e concorreu ao Redentor na Premiere Brasil no Festival do Rio.
A trilogia segue com ‘Vento Dourado’, obra que tem como personagem principal a avó materna de Saito, Haruko Hirata, que aos 94 anos se encontrava no limiar do existir. O curta passou por importantes festivais como Sheffield Doc Fest, Moscou, Festival do Rio e Kinoforum, e concorreu ao Grande Otelo, indicado a Melhor Curta-Documentário na Academia Brasileira de Cinema.
O terceiro filme da trilogia, ‘Amarela’, agora vencedor do Prêmio Grande Otelo 2026, se passa em São Paulo, em julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo do Brasil contra a França, Erika Oguihara (interpretada por Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país, o Brasil. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com violências que parecem invisíveis e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, ‘Amarela’ é o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, também produzido pela MyMama Entertainment, intitulado ‘Crisântemo Amarelo’, em coprodução com a One Two Films (Alemanha), Loaded Films (Japão) e Blue Monday (França). O projeto foi selecionado pelo Torino Feature Lab 2024, programa que se destina a duplas de direção/produção de longas-metragens, onde ganhou o prêmio de produção, e participou do TIFF Filmmaker Lab, do Toronto International Film Festival. Conta também com o pré-licenciamento da ZDF/ARTE, um investimento privado do Japão e está pré-selecionado para dois fundos internacionais e um nacional, aguardando o sinal verde para avançar para as filmagens.
Ficha Técnica
Título: ‘Amarela’
Uma Produção: MyMama Entertainment
Dirigido por: André Hayato Saito
Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Alice Saori, Takao Yabu.
Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan
Construção de Personagens: Éri Sarmet
Produzido por: Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago
Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan
Produção Executiva: João da Terra
Coordenação Executiva: Luísa Durães
Business Affairs: Isabel Abduch
Produtores Executivos: Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato, Alejandro Saevich, Stefan Kozak, Ana Kozak
Produção Associada: Nelson Sato and Fernando Camargo
Em Associação com: Fernanda Takai, Madre e Sato Company
Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Montagem: Caroline Leone
Produção de Elenco: Gy Ogata
Figurino: Yuri Kobayashi
Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo
Direção de Produção: Toti Higashi
Preparação de Elenco: Marina Medeiros
Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo
Caracterização: Mima Mizukami
Produtora de Objetos: Vanessa Utimura
1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas
Desenho de Som: Guile Martins
Cor: Clandestino
Pós-produção: Flow VFX
Produção Associada: Cesar Nery
Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone
Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai
Som Direto: Samuka Braga
Chefe de Elétrica: Russo Arildo
Chefe de Maquinária: Ademir Silva
Produção de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira
Produção de Arte: Renata Thina
Ass de Produção: Lira Kim
2ª Ass de Direção: Subúrbia
Produção de Figuração: Nalin Junior
Coreógrafo de Luta: Dani Hu
Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya
1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi
2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano
Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira
Foto Still: Alex Takaki
Ass de Figurino: Giovanna Naomi
Ass de Objetos: Akemi Shimada
Cabeleireiro: Victor Marques
Ass de Arte: Isabella Nakano
Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi
Platô: Vitinho
Contrarregra: Marcelo Miranda
1º Ass de Elétrica: Zequinha
2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau
1º Ass de Maquinária: Alan Alberto
2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante
Video Assist: Iasha Salerno
Logger: Daniel Pereira
Camareira: Karina Santos
Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary
Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru
Catering: Casa Catering Jeff
Seguranças: Santana e Fulvio
Porteiro: Sandro
Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes
Doblô de Figurino: James e Tony
Pick Up de Produção: Denis Diniz
Motorista de Produção: Beto Fernandes
Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza
Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro
Estrutura de Produção: Casa do Produtor
Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35
Equipamentos de Luz: Locall
Trilhos: Dlight
Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box
Apoio: Viação Grajaú (ônibus)
Equipe MyMama Entertainment
Produção Executiva: João da Terra e Andrea Lanzoni
Business Affairs & Desenvolvimento: Isabel Abduch
Coordenação Executiva: Eduarda Galvão e Luisa Durães
Assistente de Coordenação Executiva: Vicky Mazzia
Social Media & Designer: Eduardo Reis
Direção de Produção: Latino Melo
Coordenação de Pós-produção: Fezão Barbieri
Finalização: Raphael Tarso e Diogo Beber
Assistente de Finalização: Vitor Torres
CFO: Clayton Ricardo
Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta
Assistente de Financeiro: Rose Cardoso
Assistente Administrativa: Edilania Leite
Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno
Assessoria Contábil: FPJ
Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite
Assessoria de imprensa: Marcelo Affini e Mara Cristina Baptistini, Casa do Bom Conteúdo – MyMama Entertainmeent
Social Media & Designer – MyMama Entertainment: Eduardo Reis
Agente de Vendas Internacional
Salaud Morisset International Distribution
Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Coordenação de Pós-produção: Gabriel Alvim
Conform: Lira Kim
Quality Control: Bruno Trindade
Edição Online: Luiza Freire
Atendimento: Elciane Magda
Financeiro: Silvia Dotta
Administrativo: Gabrielle Dotta
Mídias Sociais: Carla Ribeiro
Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro
Apoio: Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm
Agradecimentos: ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Ana Kinukawa, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.


