Para promover a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrada a partir de 16/03, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – realiza, em São Paulo, a ação “Árvore que Sente”, criada pela agência Y&R.
Nesta quarta-feira (19), no Minhocão, entre 20h e 23h, as árvores das proximidades ganharão vida. Sobre elas, serão projetados sete vídeos em 3D que revelam expressões faciais de acordo com os índices de poluição locais, fornecidos pela CETESB.
“Ao direcionar nosso olhar para entender como as árvores se sentem, alertamos não só para a qualidade do ar da cidade, mas para mudanças climáticas resultantes de um modelo de vida que está levando ao esgotamento dos recursos naturais e à escassez de serviços ambientais de grande importância. Nosso foco de atuação é na floresta, onde já plantamos 2 milhões de árvores que beneficiam também a vida das pessoas na cidade. É necessário que todos percebam essa conexão, e como as áreas verdes são fundamentais para uma melhor qualidade de vida”, comenta Andréa Peçanha, Gerente de Desenvolvimento Institucional do IPÊ.
Segundo Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R, a ideia é chamar atenção para as árvores da cidade e transformá-las em veículos de comunicação, mostrando para a população a real qualidade do ar de uma maneira inusitada e simpática.
O site oficial – www.arvorequesente.com.br – traz mais informações sobre a iniciativa.