No dia 26 de março de 2026, quinta-feira, será assinado termo de compromisso do Protocolo Anti-Assédio Objetivas para empresas produtoras ligadas às principais associações do cinema gaúcho.
Antes, acontece a mesa-redonda “Novas Relações de Trabalho no Audiovisual: Diálogo e Boas Práticas”, das 10h15min às 12h, na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085). Aberto ao público, o evento reúne representantes do setor para discutir caminhos de implementação. Ao meio-dia, será realizada a assinatura oficial do documento.
Já na sexta (27), a partir das 14h, ocorre a entrega simbólica do protocolo ao Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul no mesmo local, ampliando o diálogo com o poder público. Com o lançamento do Protocolo, o setor audiovisual do gaúcho dá um passo decisivo no enfrentamento ao assédio. A iniciativa é do Objetivas – Núcleo de Prevenção e Combate ao Assédio no Audiovisual do RS, organização vinculada à APTC/RS, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos.
O documento estabelece diretrizes práticas para prevenir, identificar e enfrentar situações de assédio moral e sexual em produções audiovisuais. As normas buscam promover ambientes de trabalho mais seguros, especialmente para mulheres e pessoas transgênero, que são as principais vítimas deste tipo de violência no setor. Inspirado em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o protocolo convoca empresas, produtoras e profissionais a assumirem responsabilidade direta na construção de ambientes seguros.
“A APTC está comprometida em zelar pelo bem-estar e pela dignidade dos profissionais do audiovisual gaúcho”, aponta o presidente da APTC, Edu Rabin. “Nesse sentido, é mais do que urgente enfrentarmos essas práticas nocivas com rigor, investindo também em educação e conscientização contínuas para prevenir o assédio. Este é um compromisso não apenas imediato, mas de médio e longo prazo, para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, ético e acolhedor”, destaca.
O coletivo feminino Objetivas vem trabalhando para construir mecanismos para serem utilizados nas produções do Rio Grande do Sul a fim de garantir um espaço profissional saudável. “O Protocolo, a Cartilha e os materiais de apoio estarão à disposição de todas as pessoas que trabalham no setor, assim como as empresas envolvidas na totalidade da nossa cadeia produtiva”, explicam as organizadoras. “Acreditamos que com vontade e comprometimento o cenário atual pode ser transformado”, complementa o grupo.
Entre as principais medidas previstas estão:
• criação de um núcleo anti-assédio em cada produção;
• realização de ações formativas e de conscientização com as equipes;
• inclusão de cláusulas contratuais específicas sobre assédio;
• afastamento imediato de pessoas denunciadas;
• implementação de fluxos de acolhimento e encaminhamento das vítimas.
Informações:
Objetivas, Núcleo de Prevenção e Combate ao Assédio no Audiovisual do RS – APTC-RS: @objetivas
