segunda-feira, março 9, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraFilmbrazil realiza 8ª edição do Roadshow USA 2026 

Filmbrazil realiza 8ª edição do Roadshow USA 2026 

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da APRO, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza entre os dias 9 e 12 de março a 8ª edição do Roadshow USA 2026. O evento levará uma delegação de 13 produtoras brasileiras para Chicago e Nova York com o objetivo de fortalecer o posicionamento do Brasil como um polo de excelência criativa e tecnológica no cenário audiovisual global.

Nos últimos anos, a presença do Brasil em produções internacionais tem crescido. Dados recentes da ANCINE apontam um aumento de 38% na procura por production services no Brasil e nesse modelo de exportação os EUA ocupam o 2º lugar, atrás apenas do Reino Unido. Além disso, em 2025, 18% de todo volume exportado (de US$ 84.7 milhões) das produções brasileiras foram os EUA.

“Com o mundo de olho na Copa do Mundo de 2026, que será realizada na América do Norte, está previsto um volume extra de produções circulando. Queremos surfar essa onda e superar os resultados da edição anterior, que estimamos ter gerado USD 4.820.000,00 em negócios para nossas produtoras”, destaca Marianna Souza, presidente executiva da APRO.

A edição deste ano destaca a diversidade do cenário brasileiro, reunindo produtoras premiadas de Live Action, Animação, VFX e Produção de Áudio. Sob o conceito da “Culture of Craftsmanship”, o Roadshow promove a união entre o storytelling e o uso de tecnologias de ponta, como inteligência artificial e efeitos visuais de alta complexidade. Sem deixar de lado, aqueles que são os nossos atributos – locações icônicas e diversidade de elenco.

Participam desta edição as produtoras Black Madre, Colossal, Da House Audio, Dirty Work, Domo, Kaus, Lado Studios, LOBO, O2, Pródigo, Stratostorm, Surreal Hotel Arts e Vox Haus.

O Roadshow começa em Chicago, entre os dias 9 e 11 de março, com um Welcome Lunch de abertura e integração entre convidados e delegação brasileira, seguido por rodadas de negócios com executivos do mercado norte-americano. Entre os participantes confirmados estão Sarah Steinberg (Senior VP, Executive Producer da Publicis), Brenda Morrison Fell (Head of Production da David), Marjorie Fajardo (Creative Producer na Uber) e Sheena Wagaman (Innovations & Operations Director da SuperBloom House), além de convidados locais como Melissa Barany (Group Executive Producer da VML), R.J. Pomeroy (Executive Producer da TBWA/Media ArtsLab) e Vincent Geraghty (EVP Production da Laughlin Constable).

A programação segue para Nova York no dia 12 de março, com um screening exclusivo e reuniões nas sedes das agências 72andSunny, Area23, Digitas, Droga5 e W+K, ampliando as oportunidades de conexão entre produtoras brasileiras e o mercado internacional.

“Chegar à oitava edição do Roadshow USA reforça a importância da iniciativa para ampliar a presença internacional das produtoras brasileiras. O evento é estratégico para fortalecer conexões com o mercado norte-americano e posicionar o Brasil como um polo de produção audiovisual criativo e competitivo. Vivemos um momento especialmente positivo, com o audiovisual brasileiro em evidência global e celebrando o segundo ano consecutivo com um filme brasileiro no Oscar, desta vez com ‘Agente Secreto’”, conclui Marianna Souza, presidente executiva da APRO.

Artigos relacionados

Novidades