A Octopus, agência de publicidade e propaganda, assina a nova campanha da Justiça Eleitoral que coloca em destaque um dos maiores desafios da democracia atualmente, que é a disseminação de fake news. Com o conceito “Em terra de fatos, fake não tem vez”, a primeira publicação de uma série de informativos propõe uma reflexão direta sobre o impacto da desinformação no momento do voto.
A peça faz um alerta de que aquilo que parece atraente ou inofensivo nem sempre corresponde à verdade. A narrativa ainda convida o público a comparar informações falsas com dados verificados, reforçando que escolhas livres e conscientes só são possíveis quando baseadas em fatos reais.
“Em um contexto de ampla disseminação de fake news – inclusive com o uso de IA – e da rapidez com que conteúdos viralizam nas redes sociais, a campanha mostra como informações distorcidas podem desorientar o eleitor e fragilizar o processo democrático. A proposta é estimular o pensamento crítico e a checagem antes do compartilhamento de qualquer conteúdo”, comenta Michel Haibi, Diretor de Licitações e Novos Negócios Públicos da Octopus.
Como ferramenta prática de orientação, o projeto apresenta os chamados 5 “Vês” da desinformação, um método simples para identificar notícias falsas: volume de informação, variedade de temas, velocidade de propagação, viralidade de conteúdos e verossimilhança.
“A ação ainda reafirma o posicionamento de que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um ambiente informativo mais responsável”, pontua Michel. O projeto segue com publicações no Instagram e no Youtube do TSE nos próximos dias sobre cada “V” da desinformação no processo de combate às fake news.