Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval.
A iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando o compromisso social do Grupo Petrópolis ao aderir ao “Pacto Ninguém Se Cala”, em 2024.
“Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis.
“A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Renata Bokel, CEO da WMcCANN.
Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica.
O levantamento mostra ainda que 86% dos brasileiros reconhecem que o assédio ainda existe no Carnaval e que combatê-lo é responsabilidade de todos, além de 96% afirmarem que campanhas de combate ao assédio são importantes nesse período. Ao mesmo tempo, os dados indicam que, mesmo com ampla consciência sobre o tema, existe uma parcela de brasileiros que naturaliza situações de violação de consentimento no Carnaval, como a ideia de que um homem pode “roubar” um beijo de uma mulher bêbada e com pouca roupa. Esse descompasso entre o que a sociedade reconhece e o que ainda se tolera reforça a importância de campanhas claras e visíveis para ajudar a mudar comportamentos durante a festa.
A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em digital outdoor e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval.
O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, como parte da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido.
FICHA TÉCNICA
Agência: WMcCANN
Cliente: Grupo Petrópolis
Produto: Itaipava
Nome da campanha: Nunca Assedie
Time do Cliente: Giulia Faria, Diego Santelices, Marina Madureira, Camila Felippe, Flavia Nardelli, Bruna Almeida, Priscila da Fonseca, Stephanie da Silva, Gustavo De Carvalho, Thais Miranda e Douglas da Silva
CEO: Renata Bokel
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Direção de Criação: Guilherme Aché e Alessandra Pereira
Diretor(a) de Criação Associado: Vinícius Oliveira, Alexandre Stamm e Marconi Filho
Criação: Vinícius Oliveira, Alexandre Stamm, Marconi Filho, Renata Baboni, Pedro Batista e Mateus Pereira
CSO: Agatha Kim
Diretor de Planejamento: Maurilio Filho
Planejamento: Pedro Hypolito e Alícia Esteves
VP de Comunidades e Influência: Ian Black
Diretor(a) de Conteúdo: Raisa Sutecas
Conteúdo: Ludmilla Lima e Raquel Machado
Diretor(a) de Influência: Kainã Faria
Influência: Caio Vaz, Julia Albuquerque, Victor Ogata, Augusto de Castro
Diretor(a) de Negócios: Fernanda Duca
Atendimento: Marcia Fernandes, Anne Oliveira, Rhayna Lebrão, Caroline Messias e Marina Medvedik
Chief Media Officer: André Scaciota
Diretor de Mídia: Anita Barcellos
Mídia: Beatriz Toledo, Angela Pires, Carolina Perez e Guilherme Pavani
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Natalia Souto
Projetos: Carolina do Amaral, Luara Fernandes e Rebeca Ramos
Relações Públicas: Giulia Camargo
Head de Produção: Gilberto Pires (Gibinha)
Produção Integrada: Dani Toda, Tamires Jesus, Isabela Ponte, Jessica Zuza e Lucas Avelino
Produtor Gráfico: Nereu Marinho
Finalização / Retoque: Equipe Craft
