A Vantagem Competitiva de qualquer empresa pode ser estabelecida de diversas formas. Um diferencial específico, capacidade de relacionamento e geração de novos negócios, ou a soma de alguns fatores que se traduzemna capacidade de produzir e entregar serviços que se destacam, entre tantos outros exemplos.
Algumas empresas estabelecem vantagem competitiva a partir do poder econômico, por maior capacidade de investimento em equipamentos, softwares, consultorias e na contratação de profissionais renomados e competentes.
A composição do time é um ponto muito importante nesse contexto, visto que no nosso ambiente de negócios as pessoas fazem total diferença. No entanto, a depender da Agência, a mesma pessoa com altíssimo potencial não consegue produzir e entregar tudo o que é capaz. E até mesmo um conjunto de pessoas altamente capazes não consegue tangibilizar, na prática, o diferencial competitivo que na empresa X elas geravam conjuntamente, e na empresa Y o desempenho é menor ou nulo.
Por quê?
A resposta está no único recurso que não pode ser transferido de uma empresa para a outra: A Cultura.
Recursos físicos, equipamentos e softwares são commodities. Eles nivelam o jogo. Pessoas competentes são vitais, sem dúvida. Mas coloque um talento excepcional em um ambiente com processos travados, liderança tóxica e falta de autonomia, e ele será apenas uma engrenagem solta rodando em falso.
Por outro lado, uma cultura forte atua como um multiplicador de talentos, gera um ambiente mais propício à inovação, e processos que fazem sentido são definidos e atualizados com consistência. A Cultura cria um ecossistema onde a colaboração supera a soma das individualidades. É aquela dinâmica invisível que permite que sua equipe entregue um job complexo com excelência porque sabiam exatamente em quem confiar e como agir sem precisar de microgerenciamento.
Cultura são valores e práticas que permeiam as relações. Ao mesmo tempo que é abstrato, ela se tangibiliza nas atividades do dia a dia, nas entregas, e na identidade da empresa.
A vantagem competitiva real de uma empresa não está apenas no que ela entrega, por mais diferenciada que ela seja. Mas sim em como se processa esta entrega que a diferencia e, principalmente, como as pessoas usam os recursos disponíveis em torno de diretrizes intrínsecas à forma da empresa funcionar.
A barreira de entrada definitiva
A Cultura é a principal barreira de entrada contra concorrentes que podem até copiar processos ou contratar alguns dos integrantes do seu time. O Concorrente pode ter um poder econômico maior do que o seu, mas ele não conseguirá replicar a “química” que rola em todas as esferas de processos e relações que viabiliza a entrega diferenciada percebida claramente pelos seus clientes e pelo mercado.
A Cultura é capital próprio não copiável. Não é fácil de construir e sustentar. Mas é necessária e estratégica. A Cultura é viva, e se atualiza sutilmente o tempo todo em forma de adaptação à realidade atual sem perder de vista a essência que assegura sua longevidade.
A Cultura, quando reconhecida pelos integrantes do time, torna-se o principal fator de atração e retenção de pessoas, e isto também é uma grande vantagem competitiva.
Por isso, investir em gestão, em rituais claros e em valores inegociáveis não é perda de tempo. É estratégia de defesa de mercado. É construir uma muralha ao redor do seu castelo que dinheiro nenhum consegue transpor. No entanto, a Cultura não é algo de identificação visual clara. Existem métodos e técnicas que viabilizam a construção, manutenção e sua evolução e não deve ser tratada apenas no empirismo apesar da importância das percepções e sentimentos em todo esse contexto.
Cultura é tudo o que a gente faz naturalmente quando ninguém está olhando. É o conjunto inegociável de crenças, valores e ritos que ditam como um problema é resolvido e como um produto ou serviço é produzido para ser reconhecido verdadeiramente como diferenciado no mercado.
A Cultura é a impressão digital corporativa e uma vantagem competitiva incopiável.
Daniel Queiroz é CTO – Chief Transformation Office – na Ampla Comunicação
