Grupo de Midia do Rio de Janeiro correalizado com a Casa Firjan e com apoio da Eletromidia
Out of Home como Agente de Transformação Urbana e Destaque da Nova Jornada de Mídia
As cidades nunca foram tão vivas, conectadas e dinâmicas quanto agora. Em meio a esse movimento, a mídia exterior o Out of Home (OOH) deixou de ser apenas um suporte publicitário para se tornar um elemento estruturante da experiência urbana. A discussão promovida pelo Mix de Mídia “A importância da mídia exterior (OOH) na transformação urbana e na jornada de mídia das empresas.” em comemoração aos 54 anos do Grupo de Midia do Rio de Janeiro, que foi realizado na manhã do dia 28.01.26, em evento correalizado com a Casa Firjan e com apoio da Eletromidia, apresentou dados e cases que revelam um cenário em que o OOH assume um papel estratégico: transformar a cidade em plataforma, serviço e canal de comunicação simultaneamente.
O ponto de partida dessa transformação é a mudança no comportamento do consumidor. O indivíduo contemporâneo vive em fluxo: desloca-se, trabalha, consome, interage e se informa enquanto circula pela cidade. Essa mobilidade constante faz com que a jornada de mídia se descole do modelo linear e passe a acontecer de forma distribuída, fragmentada e integrada ao cotidiano.
Segundo estudos apresentados, 75% das pessoas usam o celular para pesquisar algo que acabaram de ver na rua, evidenciando a complementaridade entre OOH e digital. Longe de competir com o ambiente online, o OOH o potencializa, funcionando como gatilho de busca, descoberta e consideração. Além disso, 85% dos espectadores consideram os anúncios de OOH úteis, o que demonstra um nível de aceitação e favorabilidade superior ao de outros formatos mais intrusivos.
Mas a força do OOH hoje vai além da publicidade. Ele se integra à infraestrutura urbana e contribui para a melhoria da vida nas cidades. Exemplos como os Abrigos Amigos, que combinam abrigo de ônibus com serviços públicos, e as Paradas Verdes, que incorporam energia solar e coleta seletiva mostram como o mobiliário urbano pode unir comunicação, sustentabilidade e utilidade.
Essa evolução só é possível porque o OOH se tornou uma mídia orientada por dados e com as métricas, o mercado ganha transparência, precisão e capacidade de planejamento, isso permite que marcas sejam mais estratégicas e criativas, conectando mensagens ao momento certo, ao lugar certo e ao público certo.
Logo após a palestra apresentada por Bruno Biondo, Eletromidia e com moderação do Presidente do Grupo de Midia Antonio Jorge Pinheiro, o evento ganhou ainda mais com um debate extremamente rico, reunindo profissionais de grandes agências e anunciantes André Scaciota, W/McCann; Daniele Abreu, BETC Havas e Renata Tasca Grupo Yduqs contribuíram com suas visões complementares e, em muitos momentos, provocativas, discutindo desde métricas e criatividade até o papel social da mídia exterior. A plateia, composta por profissionais e representantes do mercado publicitário, participou ativamente, trazendo perguntas, inquietações e contribuições que ampliaram o diálogo.
Segundo Antonio Jorge Pinheiro, Presidente do Grupo de Midia do Rio de Janeiro “O OOH assume hoje um papel estratégico na vida urbana. Ele integra mobilidade, tecnologia e serviço público, ao mesmo tempo em que potencializa o digital e acompanha o consumidor. O debate que tivemos aqui, com profissionais de agências, anunciantes e uma plateia extremamente participativa, mostra que o GMRJ está construindo um mercado mais consciente, mais conectado e mais preparado para os desafios da nova jornada de mídia.”
O desafio é que a comunicação não seja apenas eficiente, mas também relevante, inclusiva e alinhada ao bem comum.
Paolla Rodrigues, Fátima Rendeiro, Renata Tasca, Yara Militão, Bruno BIondo Antonio Jorge Pinheiro, David Coelho, Renato Annibal, Carmen Parreira, Daniele Abreu, Andre Scaciota, Bruno Arouca e Samantha Rodrigues
