A H&M tem o orgulho de anunciar o retorno do prestigiado H&M Design Award. O prêmio celebra alguns dos talentos de design mais promissores do mundo, oferecendo apoio financeiro significativo e mentoria para vozes emergentes cujo trabalho demonstra criatividade excepcional, inovação, domínio técnico e o desejo de desafiar convenções e fazer escolhas sustentáveis.
A iniciativa reforça a crença do H&M Group no poder dos novos talentos e das ideias inovadoras para moldar o futuro da moda. Neste ano, após um período de pausa, o prêmio retorna mais forte do que nunca, com uma visão ainda mais global.
O prêmio está agora aberto a estudantes de graduação (BA) e pós-graduação (MA) de um total de 64 instituições participantes, em 25 países. Em 2026, passam a integrar o programa estudantes de sete novos países — Austrália, Brasil, Índia, México, Polônia, África do Sul e Espanha — tornando esta a edição mais dinâmica do prêmio até hoje. No Brasil, participam instituições como Santa Marcelina e IED.
“Estou muito entusiasmada em relançar o H&M Design Award. Ele se conecta ao coração de tudo o que o H&M Group valoriza: novos talentos, ideias vibrantes e uma visão democratizada da moda. O prêmio apoia designers aspirantes em um momento decisivo e financeiramente desafiador de suas jornadas — durante os estudos e antes de iniciarem suas carreiras ou negócios. Hoje, mais do que nunca, esse é um período em que os jovens precisam de apoio e incentivo. Por isso, tenho um orgulho especial de que esta edição seja a mais global e inclusiva até agora”, afirma Ann-Sofie Johansson, head designer da H&M.
“O H&M Design Award é uma iniciativa importante e inspiradora. Foi uma oportunidade incrível me conectar com profissionais da indústria e ter uma plataforma que amplia a visibilidade do seu trabalho para um público amplo, tanto durante o processo quanto nas lojas, quando a colaboração foi lançada. O prêmio continua olhando para o futuro, incentivando e apoiando os designers de amanhã”, comenta Richard Quinn, designer e vencedor do H&M Design Award 2017.
O vencedor do H&M Design Award será selecionado por um júri de profissionais renomados da indústria da moda. O premiado receberá uma bolsa de €150.000, além de um programa de mentoria personalizada ao longo de um ano. Essa mentoria abrange áreas essenciais como sustentabilidade e circularidade, produção, marketing e relações públicas, preparando o vencedor com conhecimento e acesso ao mercado para impulsionar sua carreira. Além disso, a coleção do vencedor será produzida e comercializada em lojas selecionadas da H&M no mundo todo e no e-commerce. Oito finalistas também receberão uma bolsa de €10.000 cada.
Como parte do fortalecimento do apoio da H&M aos talentos emergentes, a edição de 2026 também marca o início de uma bolsa de estudos da H&M, em parceria com a Central Saint Martins, que financiará integralmente os estudos de um designer em formação, ampliando o acesso à educação em moda para pessoas de diferentes origens.
A edição deste ano também traz uma abordagem renovada de mentoria, ampliando o acesso a recursos e conteúdos educativos a todos. No portal online do Design Award, a H&M irá disponibilizar uma série de tutoriais digitais sobre moda — desde como montar um portfólio até como se candidatar a uma escola de design. Esses conteúdos serão abertos e gratuitos, com o objetivo de empoderar talentos globalmente e incentivar mais criativos a considerarem uma carreira na moda.
As inscrições para o H&M Design Award estarão abertas a partir de 29 de janeiro de 2026, no site designaward.hm.com. Os candidatos deverão enviar seus portfólios digitalmente. Vinte semifinalistas serão selecionados e anunciados em outubro.
Entre os vencedores anteriores do H&M Design Award estão Minju Kim, Richard Quinn, Stefan Cooke, Priya Ahluwalia e Sabine Skarule. Já o júri de edições passadas contou com nomes como Imran Ahmed, Olivier Rousteing, Erdem Moralioglu, Nick Knight, Lily Allen e Camille Charrière.