sexta-feira, janeiro 23, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasNDI abre primeiro escritório em SP

NDI abre primeiro escritório em SP

No tabuleiro do xadrez da economia criativa, nenhuma peça se move por acaso, e estratégia, ousadia, ineditismo, visão e foco são determinantes. A Núcleo da Ideia (NDI), agência carioca com 20 anos de atuação no live marketing e brand experience, inicia em 2026 um novo ciclo de expansão com a abertura de seu primeiro escritório em São Paulo. A ação marca uma etapa estratégica de consolidação nacional da empresa, reconhecida pela criação, produção e execução de diferentes projetos de grande escala – terceirizados e autorais – nas áreas de turismo, cultura e comunicação empresarial.

A chegada na capital paulistana representa não apenas uma expansão geográfica, mas um passo estratégico para ampliar conexões com o mercado corporativo, fortalecer parcerias institucionais e posicionar a agência em um dos principais polos de negócios e comunicação da América Latina, mantendo o DNA criativo e a expertise construída no Rio de Janeiro, sob o comando dos sócios-diretores Flávio Bidoia e Luciane Araújo.

Com iniciativas em todo o Brasil e países como Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, França, Uruguai, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, a agência possui uma visão estratégica, aliada a ideias guiadas por propósito, que orienta cada etapa do processo criativo. Ao todo, são mais de 300 projetos realizados em 35 cidades brasileiras e 12 países, impactando mais de 1 milhão de pessoas e movimentando uma ampla rede de fornecedores e parceiros. Nesses anos, passaram pela agência, clientes como Natura Musical, Bradesco, Globoplay, Sony Pictures, Bienal do Livro, Rio 2C, Editora Record, Light, Disney, Buena Vista, Califórnia Filmes e Actavis, entre outros.

Hoje, com um portfólio que ultrapassa 120 marcas, a NDI atua como um hub de criação na concepção, produção e realização de projetos proprietários na área da cultura, ativações de marca e comunicação empresarial. O trabalho contempla uma diversidade de segmentos – do turismo à literatura, da música ao audiovisual, do cinema à fotografia, passando pelo universo corporativo e institucional. Ideias são transformadas em experiências vivenciadas pelo público e as ações de marketing surgem integradas à narrativa construída em congressos, simpósios, feiras, festivais e demais eventos nacionais e internacionais no Brasil, América do Sul e Norte, Europa e Ásia.

Em duas décadas de trajetória amplamente reconhecida pelo mercado, a NDI conquistou a certificação ISO 9001, um dos mais importantes padrões internacionais de gestão e qualidade de serviços, e foi condecorada com premiações que destacam o ineditismo e potencial criativo nos diferentes projetos desenvolvidos, como o Prêmio Aberje, um dos mais prestigiados da comunicação corporativa no país; o AMPRO Globes Awards, considerado o “Oscar do live marketing”, que celebra os melhores cases de brand experience; e o Prêmio Caio, o mais relevante da indústria de eventos na América Latina – em 2025, se destacou pela grandiosidade da ação Verão #tônoRio 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ).

Como tudo começou

Em 2005, a Núcleo da Ideia surgia como uma das primeiras agências digitais do país, assinando campanhas inovadoras para lançamentos de filmes e livros. Foi nesse contexto que deu seus primeiros passos rumo ao storytelling multiplataforma, quando o digital ainda engatinhava e o audiovisual começava a abrir novas possibilidades de criação. Nos anos seguintes, essa frente se tornou um dos principais pilares criativos da NDI, que ajudou a reinventar o jeito de lançar filmes no Brasil.

Nasceram campanhas para produções como Meu Nome Não é Johnny, A Febre do Rato, Quincas Berro D’Água, Maré, Nossa História de Amor, Os Normais 2, A Música Segundo Tom Jobim, Menos que Nada, Diva, Vingança e O Mineiro. Cada projeto explorou novas formas de engajamento, transformando o lançamento de filmes em experiências imersivas que extrapolavam a tela e colocavam o público no centro da narrativa.

Dez anos depois, veio a virada. “Ampliamos nosso negócio e deixamos de ser uma agência com foco em digital. Passamos a investir em novos projetos de ativação de marcas e eventos, desenhando integralmente tudo o que executamos. E, nesse movimento, criamos nossa própria plataforma de compras, o que nos permitiu atender marcas e empresas com mais eficiência e controle de operação”, relembra Flávio Bidoia, sócio-diretor da NDI.

A mudança também aprofundou o olhar autoral que marcaria os anos seguintes. “Passamos a investir em projetos culturais que colocam a arte no centro da comunicação. Foi um movimento natural, que nasceu da vontade de produzir com mais liberdade criativa e propósito”, completa Luciane Araújo, publicitária e sócia-fundadora.

Conteúdo de excelência que conecta marcas, arte e público

Com produções realizadas em Nova York, Lisboa, Miami, Berlim, Londres e Buenos Aires, a NDI construiu um portfólio de alcance global, unindo estratégia, identidade cultural e inovação. No Rio de Janeiro, sede da empresa, destacam-se realizações como a ExpoRio Turismo, a maior feira do setor no Estado, além das exposições Viva Carmen, que marcou a reabertura do Museu Carmen Miranda, e Afirmação Modernista, em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Entre os projetos autorais, figuram entre as principais criações o Urbegrafia, que registra fotograficamente o Rio sob uma perspectiva urbana e afetiva, e Nossa Língua, idealizado por Luciane Araújo, que promove o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa. A iniciativa deu origem a livros, exposições, documentários, entre outras produções audiovisuais, como NossaLíngua.DOC, selecionado para o Short Film Corner do Festival de Cannes, e Nossa Língua Mulheres, que reúne histórias de resistência de mulheres lusófonas contra a violência de gênero.

Em 2026, o Festival Nossa Língua ganha uma nova edição, ampliando o alcance do projeto ao reunir artistas, escritores e produtores culturais dos países falantes do português, com apoio da Lei Rouanet e parcerias institucionais nacionais e internacionais.

A NDI também cria projetos personalizados com o digital como eixo de engajamento. Um dos cases mais emblemáticos é a campanha #tônoRio, desenvolvida para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que reposicionou a marca RIO ao transformar o sentimento de pertencimento em uma poderosa linguagem de comunicação.

Entre outros projetos de relevância estão o Seminário Ancine: Mulheres no Audiovisual (2019), voltado à ampliação do debate sobre a presença feminina no setor; a cobertura oficial do Ler – Festival do Leitor; e as participações em feiras internacionais de mais de cinco países como WTM Latin America, FIT Buenos Aires e ITB Berlim, com estandes e experiências desenvolvidas para PromPerú e SETUR-RJ.

“Nosso grande diferencial está no handmade, fazemos tudo desde o começo, acompanhando cada processo com estratégia e precisão. Além disso, olhamos a produção por um viés criativo que traga algo realmente novo. O conceito criativo faz parte do DNA da agência. E fazemos tudo com compliance, outro diferencial nosso”, afirma Flávio Bidoia.

“Buscamos conectar ideias, marcas e pessoas. Esse espírito de coletividade move a NDI. Valorizamos a diversidade, o afeto e a construção coletiva como pilares para criar experiências significativas. Acreditamos que comunicar é, antes de tudo, criar pontes entre ideias”, complementa Luciane Araújo.

Artigos relacionados

Novidades