sábado, janeiro 10, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalVinícola Aurora lança ‘Janeiro Leve’

Vinícola Aurora lança ‘Janeiro Leve’

Vinícola Aurora inicia 2026 com o lançamento da campanha ‘Janeiro Leve’, iniciativa que celebra o bem-estar, a moderação e o novo ritmo de consumo que vem transformando o mercado de bebidas.

A ação destaca o fortalecimento de quatro rótulos da linha Aurora Desalcoolizados, que ganha mais visibilidade e relevância diante de um cenário em que celebrar também significa equilibrar escolhas.

Com a proposta de permitir que o consumidor aprecie no seu ritmo, sem comprometer a rotina, a cooperativa apresenta sua linha completa de desalcoolizados. São dois rótulos tintos à base de vinho Cabernet Sauvignon, nas versões adoçado e não adoçado, e um branco à base de vinho Chardonnay. E o lançamento fica por conta da bebida fermentada de uva branca adoçada e gaseificada, que chega para se integrar à linha.

A campanha ‘Janeiro Leve’ incentiva consumidores a aproveitarem o início do ano com mais consciência, bem-estar e liberdade. A mensagem destaca que viver o agora também é pegar leve: há espaço para metas, entregas, pausas e celebrações, tudo com sabor e frescor.

Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, enfatiza que a empresa sempre esteve atenta às mudanças de consumo das novas gerações e de alternativas para atender a este mercado. Prova disso é que a marca foi pioneira no país no lançamento de produtos Zero Álcool.

“Os produtos chegam ao mercado como uma resposta perfeita à busca por equilíbrio. Leves, versáteis e ideais para todas as horas, permitem brindar conquistas grandes e pequenas. Esse cenário abre espaço para novas categorias, novos rituais e novas formas de celebrar, e a cooperativa responde a essa demanda com um portfólio robusto, saboroso e alinhado ao estilo de vida contemporâneo”, ressalta Valerio.

Do treino às reuniões, dos estudos às pausas necessárias, a linha Aurora Desalcoolizados entra como uma opção inteligente para quem não abre mão de rituais de celebração, mas deseja manter o foco e a leveza na rotina.

A tendência global de moderação cresce de forma consistente, impulsionada por consumidores que buscam hábitos mais saudáveis sem abrir mão de experiências prazerosas. De forma global, o segmento baixo álcool deverá avançar 7% ao ano até 2028. No Brasil, o movimento é ainda mais expressivo: 37% dos brasileiros ampliaram o consumo de bebidas de baixo teor alcoólico nos últimos seis meses e 79% afirmam estar reduzindo ou controlando o consumo, índice acima da média global.

Ainda segundo estudo realizado pela MindMiners (2024), a Geração Z (18 a 25 anos) consome menos álcool em comparação com gerações anteriores: 45% disseram consumir atualmente, versus 57% entre Millennials (de 29 a 44 anos) e 67% na geração X (45 a 60 anos). Outro dado é ainda mais emblemático, com 88% da Geração Z dispostos a diminuir ou até abandonar o consumo de álcool.

Com o fortalecimento da categoria Zero Álcool, a Aurora reforça que o que for feito agora será determinante para o ritmo das vendas ao longo do ano.

De acordo com o diretor de Marketing e Vendas, a campanha estimula ativação em todos os pontos de contato, valorizando a potência crescente da categoria baixo álcool, a completude do portfólio da linha Aurora Desalcoolizados e novo rótulo, posicionado como parte essencial da resposta às mudanças de comportamento do consumidor.

“Estamos acompanhando uma tendência global que se consolida rapidamente no Brasil. A linha Aurora Desalcoolizados representa liberdade, equilíbrio e novas possibilidades de consumo, valores que têm tudo a ver com o modo como as pessoas querem começar o ano”, conclui.

De acordo com a legislação brasileira de vinhos e bebidas, os novos produtos são denominados oficialmente como ‘fermentados de uva desalcoolizados’. O enólogo que está à frente do projeto de produtos desalcoolizados na Aurora, Christian Bernardi, explica que foram realizados diversos ensaios e testes até chegar ao resultado final.

“Toda a tecnologia utilizada foi desenvolvida internamente, por meio de modificações em equipamentos já existentes. Como não existe um descritivo ou mesmo padrões internacionais para desalcoolização de vinhos, utilizamos equipamentos que permitem a extração completa do álcool, com controle de temperatura e pressão, e com recuperação parcial dos aromas do vinho”, explica.

Artigos relacionados

Novidades