A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) oficializou, durante o último Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, realizado em São Paulo, a nova composição de sua diretoria para o biênio 2026/2027. Entre os nomes empossados está Cristiano Botinha, que assume o cargo de Vice-Presidente da ABRAPE na Região Sudeste, após ter atuado, no biênio anterior, como Diretor Regional do Estado do Rio de Janeiro.
No novo desafio, Botinha terá como missão desenvolver e integrar as regionais do Sudeste, promovendo maior alinhamento institucional entre os Estados, por meio de reuniões periódicas, ações estratégicas, estímulo à formação de novas lideranças e apoio direto aos diretores regionais. O objetivo é fortalecer ainda mais a atuação da ABRAPE na região economicamente mais relevante do país para o mercado de entretenimento e eventos.
Ao longo de sua trajetória como executivo do entretenimento, Cristiano Botinha liderou e co-liderou grandes projetos de eventos e experiências do país. Entre eles estão o FIFA Fan Fest na Praia de Copacabana, que reuniu cerca de 100 mil pessoas por dia durante a Copa do Mundo de 2022; o Villa Mix Festival, realizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro para um público de 80 mil pessoas entre 2016 e 2018; além da exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe”, que atraiu mais de 150 mil visitantes e se consolidou como a maior já produzida no Brasil sobre o clássico de Antoine de Saint-Exupéry, realizada no Rio de Janeiro em 2023 e em São Paulo em 2024.
Empresário do setor de eventos há 23 anos, Botinha é cofundador da V3A, empresa da qual se desligou recentemente para dar início a novos projetos empresariais. Atualmente, cumpre um período de non-compete, mantendo-se atuante no campo institucional e associativo, com foco no desenvolvimento estratégico do mercado.
O executivo é também Vice-Presidente de eventos do Clube de Regatas Vasco da Gama, sendo responsável pela realização de projetos como a Vascorrida, prova de rua no Rio de Janeiro que contou com mais de 10 mil participantes, em 2025. Neste ano, o evento chegará à 10 cidades. Botinha esteve à frente também da criação da Vasco Fan House, na sede náutica histórica do clube, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.
Posse da nova diretoria da ABRAPE para o biênio 2026/2027, realizada durante o Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, em São Paulo
|
Durante a cerimônia de posse da nova diretoria, Cristiano Botinha também foi homenageado com o prêmio “Diretoria Premiada”, concedido pela própria ABRAPE. A honraria foi recebida em conjunto com Pedro Guimarães, Diretor-Presidente da Apresenta – entidade conveniada à ABRAPE que reúne os principais players do mercado de entretenimento do Rio de Janeiro – e reconhece a atuação regional de destaque em 2025, considerada uma das melhores do Brasil neste ano.
Cristiano Botinha, Vice-Presidente da ABRAPE na Região Sudeste, e Pedro Guimarães durante a entrega do Prêmio Diretoria Premiada, concedido pela ABRAPE no Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, em São Paulo
|
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo, construído em parceria com a Apresenta, com os associados e com toda a diretoria regional. O prêmio reforça a importância de uma atuação colaborativa e estruturada para o fortalecimento do mercado de eventos”, completa.
Com uma trajetória consolidada no associativismo, Cristiano Botinha atua em prol do desenvolvimento do setor de eventos desde 2012 na ABRAPE e também integra a Apresenta desde a sua fundação, contribuindo ativamente para o fortalecimento institucional, o diálogo com o poder público e a valorização da cadeia produtiva do entretenimento.
A nova gestão da ABRAPE reforça o compromisso com a profissionalização, a integração regional e o desenvolvimento sustentável do setor de eventos no Brasil.
