“Brasil que Cuida”, nova campanha do Governo do Brasil, apresenta à população o Plano Nacional de Cuidados, uma ação interministerial entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério das Mulheres.
Assinada pela Nacional Comunicação, a campanha reforça a importância do trabalho de cuidado e o investimento do Governo na criação de políticas públicas voltadas tanto para quem cuida como para quem é cuidado.
Fazer comida, arrumar a casa, dar remédios, levar para a escola. O trabalho de cuidado está em todo lugar: dentro de casa, nas relações entre as pessoas e na vida cotidiana. Por isso, a mensagem da campanha destaca que “Cuidar é o que sustenta a vida”. Ao mesmo tempo, mostra que, apesar de ser essencial para todos, parece ser invisível e quase sempre fica sob a responsabilidade das mulheres.
O filme principal retrata essa invisibilidade, retirando o trabalho de cuidado do seu lugar comum — dentro de casa; levando-o para o meio da rua, por meio de um recurso visual que leva eleva o patamar criativo da peça. Para Maurício Passarinho, Diretor de Criação da campanha “Dar visibilidade para pessoas que são muitas vezes invisíveis é o core da ideia. No filme em vez da IA da vez, usamos efeito prático de superexposição de câmera e direção de atores. Se mais gente se atentar para esse tema tão sensível, nosso objetivo foi cumprido”
O Plano Nacional de Cuidados surge como uma resposta para reduzir essas desigualdades e a sobrecarga. Entre as ações previstas, estão: mais de 10 mil vagas de capacitação em cuidado para trabalhadoras domésticas; 100 mil novas vagas em creches e pré-escolas; e a formação de 1.993 equipes para o cuidado em casa de pessoas idosas até 2027.
Além de divulgar essas ações, as peças reforçam que cuidar de quem cuida é uma responsabilidade coletiva e orientam a população a conhecer as demais medidas do Governo do Brasil relacionadas ao tema, reunidas em canais oficiais.
Com abrangência nacional, a campanha será veiculada em TV, rádio, cinema, revista, mídia exterior e internet, incluindo portais nacionais, regionais e redes sociais, alcançando públicos em todo o país.
Ficha Técnica:
Agência: Nacional Comunicação
Cliente: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Campanha: Plano Nacional de Cuidados
CEO: Audrey Buglian
COO: Ricardo Menezes
Vice-Presidente de Planejamento: Rafael Freaza
Planejamento: Fernando Torres, Tiago Ferreira, Vanberg Osorio e Alexa Fortunato
Vice-Presidente de Criação: Karina Monique
Diretor de Criação: Maurício Passarinho
Head de Criação: Lucas Andrade
Criação: Thandy Yung, Hayre Borges, Seiki Fabrício e Saulo Santos
Arte Finalização: Alexandre Pereira
Diretora de Atendimento: Renata Barrionuevo
Atendimento: Thaiza Acosta e Roberta Martins
Diretora Nacional de Mídia e Negócios: Lina Arades
Diretora de Mídia: Aline Adeniyi
Mídia: Roberta Barroso, Marcelo Silva e Wilca Jéssica
Diretora de Produção: Wanessa Severo
Produção/RTV: Rosalina Pinheiro, Reinaldo Santiago
Coordenação de Produção: Mylena Félix, Faianne Landim, Lodes Lemos, Carolina Rosa
Revisor Publicitário: Ricardo Sanovick
Produtora/Filme: Sax Audiovisual & Marketing Digital
Produtora/Áudio: Lógico Áudio Comunicação
Aprovação Cliente Final: Allisson Bacelar, Simone Holanda, Yako Guerra e Luana Corrêa
