terça-feira, dezembro 16, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosVencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes

Vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes

A quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou nessa segunda-feira (15) os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube, no site Band.com.br e no aplicativo Bandplay. A exibição na TV aberta está marcada para dia 21 de dezembro, às 23h.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações; Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Nelsinho Trad, senador pelo Mato Grosso do Sul; Jorginho Mello, governador de Santa Catarina; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Flávio Lara Resende, diretor-geral da Band Brasília e presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); Caio Luiz de Carvalho, presidente do Instituto Band e diretor-geral de Comunicação e Assuntos Corporativos; Raimundo Godoy, fundador e presidente do Instituto Aquila; além de dirigentes públicos, secretários e assessores dos municípios classificados.

Em seu discurso, Geraldo Alckmin enfatizou a importância da iniciativa. “O ex-presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, costumava dizer quando estava muito exausto: “Poderia ser pior. Eu poderia ser prefeito”. Justamente por ser o cargo mais cobrado. Parabéns, portanto, ao Grupo Bandeirantes e ao Instituto Aquila pelo estímulo à boa governança. Não há espaço para ampliar a carga tributária, que gira em torno de 34% no nosso país, enquanto na China é de 22%, na Índia de 20% e no México de 17%. O único caminho possível é fazer mais e melhor com menos recursos. Para isso, a excelência em administração, o uso de tecnologia, o fortalecimento do governo eletrônico e a priorização do que é mais necessário para avançar são fundamentais”, afirmou o vice-presidente.

A parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila tem o objetivo de gerar impactos positivos em 5.568 municípios brasileiros. O instrumento adotado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que, por meio da inteligência artificial, avalia o resultado de 72 indicadores. Seis pilares fundamentais são levados em consideração para alcançar o mérito: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. “Os prefeitos são as nossas estrelas desta noite, já que são eles que lutam o ano inteiro. Essa é a linha de frente, a atividade central, e quem sobrevive a ela está pronto para ser governador e presidente. Todos que estão aqui são vitoriosos como gestores e merecem nosso respeito”, declarou João Saad.

Na ocasião, foram reveladas as performances de destaque nas categorias até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, acima de 100 mil habitantes e no IGMA, que faz a consolidação de todos os pilares com um algoritmo próprio e reconhece a grande campeã em cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, de 100 mil a 500 mil habitantes, acima de 500 mil e capitais. “São cinco anos de projeto. Começamos com 39 indicadores e chegamos a 72. Hoje, temos 50 cidades, sendo 21 delas pela primeira vez. Para 2026, serão 98 indicadores que criarão uma cadeia de valor, ou seja, empregaremos marcadores que impactam diretamente na vida do cidadão. Atualmente, nossa plataforma é utilizada por 100 mil usuários e funciona como base para mais de 20 estudos, o que nos dá a certeza de que estamos trabalhando por um Brasil mais justo”, enfatizou Raimundo Godoy.

Os cinco troféus principais têm assinatura do artista plástico de renome internacional Yutaka Toyota, que soma meio século de carreira e obras em importantes coleções e museus em todo o mundo, além de já ter criado mais de uma centena de monumentos.

Conheça os vencedores:

Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente

  • Capital: Curitiba (PR)
  • Menor que 30 mil habitantes: Águas de São Pedro (SP)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
  • Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
  • Acima de 500 mil habitantes: Sorocaba (SP)

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

  • Menor que 30 mil habitantes: Rio de Cedros (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)
  • Acima de 100 mil habitantes: Vitória (ES)

Educação

  • Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: São Bento do Sul (SC)
  • Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)

Saúde e Bem-Estar

  • Menor que 30 mil habitantes: Guajeru (BA)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Joaçaba (SC)
  • Acima de 100 mil habitantes: Franco da Rocha (SP)

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

  • Menor que 30 mil habitantes: São Ludgero (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Adamantina (SP)
  • Acima de 100 mil habitantes: Maringá (PR)

Sustentabilidade

  • Menor que 30 mil habitantes: Tupi Paulista (SP)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Monte Alto (SP)
  • Acima de 100 mil habitantes: São Caetano do Sul (SP)

 

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

  • Menor que 30 mil habitantes: Dirce Reis (SP)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
  • Acima de 100 mil habitantes: Santana de Parnaíba (SP)

Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila são disponibilizados a qualquer pessoa que queira acompanhar a evolução da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, tido como o Oscar da administração pública, essa consagração faz toda a diferença. O material enviado pelas prefeituras passa por uma supervisão criteriosa do Instituto Aquila e da BDO Consultoria.

Artigos relacionados

Novidades