segunda-feira, dezembro 15, 2025
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Serasa Experian analisa consumidores no momento da compra

O varejo digital brasileiro pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano, atualmente perdidos em jornadas de compra longas, repetitivas e pouco eficientes. A estimativa é de um estudo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, que analisou o comportamento de consumidores no momento da compra, nas etapas de carrinhos abandonados e comprovação de identidade. A pesquisa compara jornadas tradicionais de compra online com processos que utilizam identidade digital reutilizável para reduzir campos de preenchimento no checkout dos e-commerces.

O levantamento mostra que, ao substituir formulários extensos, em que o consumidor precisa preencher seus dados cadastrais, por uma identidade reutilizável previamente verificada, a jornada de compra se torna mais simples e segura, aumentando em 20% as chances de o cliente não abandonar o processo de compra no meio do caminho.

Isso é possível por meio do Serasa Pass, primeiro ecossistema digital de identidade e pagamentos que oferece autenticação de usuários por meio de um hub de dados previamente validado. A tecnologia se apoia na identidade digital já validada no aplicativo Serasa, cuja base já alcança mais de 60% da população bancarizada do Brasil, para preencher automaticamente dados de identificação, contato e endereço, além de, opcionalmente, informações de pagamento. Esse mecanismo reduz erros e diminui vulnerabilidades comuns a cadastros autodeclarados, levando as chances de fraude próximas a zero e reduzindo o tempo de onboarding ou checkout em cerca de 86%.

“O cenário do varejo brasileiro é desafiador: além de mais de 80 milhões de brasileiros estarem inadimplentes, com o dinheiro em escassez, são registradas quase 30 tentativas de fraude por minuto, o que obriga empresas e consumidores a se protegerem o tempo todo contra golpistas. Ao mesmo tempo, a concorrência no setor cresce rapidamente. Atrair um cliente para o e-commerce já é difícil, e, quando ele chega, não dá para perdê-lo em um processo de compra burocrático. O varejo perde bilhões todos os anos com jornadas longas e inseguras. Quando simplificamos o checkout com uma identidade digital reutilizável, transformamos perda em conversão. O Serasa Pass mostra que é possível destravar receita sem abrir mão da segurança”, afirma o head de Inovação de Produtos de Prevenção à Fraude, Marcelo Queiroz.

A tendência acompanha o comportamento do consumidor: cadastros rápidos, menos etapas e autenticação em um clique são fatores decisivos para evitar desistências. Ao centralizar e proteger os dados do usuário em um único ambiente confiável, o Serasa Pass diminui a exposição de informações sensíveis e aumenta a confiança nas transações digitais.

Parceria com a Wake amplia alcance da solução no varejo

Como consequência do avanço da identidade digital reutilizável no e-commerce, o Serasa Pass passou a ser integrado à Wake, empresa de tecnologia da LWSA especializada em soluções para varejo e indústria. Com um plugin modelo plug-and-play, a plataforma de e-commerce da Wake permite que lojas que demonstrarem interesse na solução ativem rapidamente o botão de autenticação em poucos cliques, reduzindo etapas do checkout e facilitando a jornada de compra para seus consumidores e elevando o potencial de conversão para seus clientes B2B.

“A integração do Serasa Pass reforça nosso compromisso com jornadas mais simples, eficientes e fluidas. Ao diminuir a fricção e aumentar a confiança, ajudamos nossos clientes a oferecerem a melhor experiência para o consumidor final, o que estreita a relação de confiança com a marca e ajuda a vender mais e melhor. Ser unified commerce também engloba essas parcerias para o nosso ecossistema”, afirma o Head de Inovação e Parcerias da Wake, Diego Santos.

Metodologia

O estudo citado neste comunicado foi conduzido pela Serasa Experian a partir de uma mostra proprietária de e-commerces que utilizam soluções da companhia para autenticação, pagamentos e prevenção à fraude. A análise considerou jornadas com e sem Serasa Pass, projeções de conversão por etapa do funil e estimativas de retorno financeiro potencial ao mercado. Os resultados representam o comportamento da amostra observada e não o e-commerce brasileiro como um todo.

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