Dar o presente certo para cada pessoa é o que o Papai Noel faz de melhor – mas, em um cenário de aumento das tentativas de fraude, que registraram alta de 28,6% entre janeiro e setembro deste ano, essa tarefa passa a exigir uma camada extra de segurança.
Na nova campanha da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, o bom velhinho entra em modo antifraude e autentica irmãs gêmeas para não correr o risco de trocar os pacotes. Com tom leve e divertido, o filme dá sequência à campanha reconhecida com o Prêmio Aberje em 2023, quando o personagem era “o homem mais fraudável do momento” e precisou ser autenticado. Agora, ele assume o papel de especialista em prevenção a fraudes, mostrando que até a magia natalina pode contar com tecnologia de ponta.
O desafio do Noel é grande: com tantos presentes para distribuir, ele não pode errar o destinatário. E em 2025, a missão ficou ainda mais crítica, com 51% dos brasileiros já tendo sido vítima de fraude, segundo a Serasa Experian. Para cumprir todas as entregas com segurança, ele conta com as ferramentas de autenticação e proteção da datatech para checar quem é quem antes de confirmar cada presente. No filme principal, Papai Noel recorre, de forma lúdica e divertida, a Biometria Facial, Verificação de Documentos, Inteligência de Dispositivos e Score de Fraude para autenticar irmãs gêmeas e mostrar que, até nas jornadas mais complexas, é possível garantir segurança por meio de camadas de proteção que acompanham o consumidor desde o cadastro até a transação.
O roteiro original mistura humor e alta tecnologia para mostrar como funciona, na prática, a prevenção contra fraudes. A campanha, que estreou no intervalo do Jornal Nacional, também está no ar na GloboNews e nas principais plataformas digitais, indo além da TV e transformando um tema complexo do universo B2B em uma mensagem humanizada e próxima do dia a dia. No ambiente online, a campanha amplia a experiência ao apresentar as mesmas quatro soluções do filme e incluir também o Serasa Pass, primeira carteira digital de autenticação e pagamento do Brasil, e o Antifraude para vendas online.
“Como datatech líder em prevenção a fraudes, nosso papel é ajudar empresas a identificar os clientes certos e proteger as pessoas contra o uso indevido de seus dados. No Natal, encontramos uma forma leve de traduzir esse compromisso: com Papai Noel autenticando gêmas idênticas, mostramos que tecnologia e magia podem andar juntas para tornar a experiência mais segura”, afirma a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.
Segundo a executiva, a campanha parte de uma situação simples, mas simbólica: o medo de trocar um presente. “No fim das contas, é sobre identificar com precisão quem é quem. E isso é exatamente o que nossas soluções fazem todos os dias: garantem que cada usuário tenha sua identidade reconhecida de forma segura”, completa.
Ficha técnica – Campanha de Natal Serasa Experian 2025
• Direção: Roberta Cuzzatti
• Direção de fotografia: Diego Sousa
• Direção de arte: Sandra Takao
• Produção: Cris Barbosa
• Produtora: Etcetera Produções
• Produtora de áudio: Berimbau
• Pós-produção: Cora Post
