| “Cada história feita aqui carrega o valor da nossa cultura, a força da nossa criatividade e a ousadia de quem nunca para de sonhar. E quando essas histórias viajam, levam para o mundo o melhor do que somos: originais, diversos, persistentes.”
Com um manifesto narrado por Juliana Paes, a Netflix abriu, na noite desta terça-feira em São Paulo, a primeira edição do Feito Aqui – Nasce no Brasil. Viaja pelo Mundo, evento de celebração da parceria com a indústria audiovisual em que também foram anunciadas as novas histórias brasileiras em produção a partir de 2026.
No palco, Elisabetta Zenatti, VP de Conteúdo da Netflix no Brasil, Haná Vaisman, líder de Séries de Ficção, Elisa Chalfon, líder de Não-Ficção, e Higia Ikeda, Líder de Filmes, comemoraram os recentes sucessos brasileiros da Netflix como resultado da sólida parceria com a indústria audiovisual brasileira, formada por criadores, produtores, diretores e profissionais convidados do evento. “Há mais de dez anos, quando começamos a produzir no Brasil, acreditamos no potencial das histórias feitas e contadas aqui. Em 2025, tivemos títulos de muito sucesso no país e que, por isso, também atravessaram fronteiras. Isso é fruto da experimentação, da ousadia e dos riscos que assumimos juntos, em um movimento que apoiou o crescimento do mercado”, afirmou Elisabetta.
Para abrir o momento dedicado à interface da Netflix com os assinantes, a atriz Mel Maia subiu ao palco, entrou em sua própria conta da Netflix ao vivo e mostrou, na prática, como funcionam as recomendações personalizadas que impulsionam a comunicação das nossas histórias no Brasil e no mundo. Mel também destacou o investimento contínuo em dublagem e legendagem ao divertir a plateia com cenas icônicas da série de ficção Os Donos do Jogo em outros idiomas: o peculiar carioquês dublado em italiano e turco.
Novidades em 2026
Ao lado de grandes talentos do mercado, foram anunciadas as duas próximas séries e os dois próximos filmes que entram em produção já no primeiro trimestre de 2026, além de um novo reality show 100% brasileiro que acabou de ser gravado.
A autora Ray Tavares e a diretora-geral Carol Durão anunciaram Os 12 Signos de Valentina, uma adaptação do livro homônimo de Ray, que já trabalhou como roteirista em De Volta aos 15 e agora lidera o roteiro da nova série junto com Bia Crespo. Produzida pela Boutique Filmes, a obra desafiou a equipe criativa a buscar novas formas de conexão com a audiência jovem ao contar a história de Valentina, que, após ser traída pelo namorado e descobrir que o relacionamento não deu certo pela incompatibilidade astral, decide transformar vingança em método: ficar com caras de cada signo do zodíaco e relatar seus encontros em um videocast.
O criador e roteirista Cláudio Paiva revelou que acabou de receber o sinal verde para a produção de As Crianças Estão de Volta (título provisório), uma comédia que vai reunir a família toda no sofá, em nova dobradinha com o diretor artístico Maurício Farias. A criação original de Patrícia Leme gira em torno de um casal que, ao se mudar para Paraty para curtir a vida a dois, se vê obrigado a adiar seus sonhos e desejos quando os filhos adultos retornam ao ninho familiar. Luiz Noronha, da produtora A Fábrica, também comentou sobre os cuidados na produção para garantir conexão com uma audiência de gerações diferentes. |