quarta-feira, dezembro 10, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosNetflix celebra a força das produções brasileiras

Netflix celebra a força das produções brasileiras

Da esquerda para a direita: Higia Ikeda, líder de Filmes; Haná Vaisman, líder de Séries de Ficção; Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo; e Elisa Chalfon, líder de Não-Ficção da Netflix Brasil

“Cada história feita aqui carrega o valor da nossa cultura, a força da nossa criatividade e a ousadia de quem nunca para de sonhar. E quando essas histórias viajam, levam para o mundo o melhor do que somos: originais, diversos, persistentes.”

Com um manifesto narrado por Juliana Paes, a Netflix abriu, na noite desta terça-feira em São Paulo, a primeira edição do Feito Aqui – Nasce no Brasil. Viaja pelo Mundo, evento de celebração da parceria com a indústria audiovisual em que também foram anunciadas as novas histórias brasileiras em produção a partir de 2026.

No palco, Elisabetta Zenatti, VP de Conteúdo da Netflix no Brasil, Haná Vaisman, líder de Séries de Ficção, Elisa Chalfon, líder de Não-Ficção, e Higia Ikeda, Líder de Filmes, comemoraram os recentes sucessos brasileiros da Netflix como resultado da sólida parceria com a indústria audiovisual brasileira, formada por criadores, produtores, diretores e profissionais convidados do evento. “Há mais de dez anos, quando começamos a produzir no Brasil, acreditamos no potencial das histórias feitas e contadas aqui. Em 2025, tivemos títulos de muito sucesso no país e que, por isso, também atravessaram fronteiras. Isso é fruto da experimentação, da ousadia e dos riscos que assumimos juntos,  em um movimento que apoiou o crescimento do mercado”, afirmou Elisabetta.

Para abrir o momento dedicado à interface da Netflix com os assinantes, a atriz Mel Maia subiu ao palco, entrou em sua própria conta da Netflix ao vivo e mostrou, na prática, como funcionam as recomendações personalizadas que impulsionam a comunicação das nossas histórias no Brasil e no mundo. Mel também destacou o investimento contínuo em dublagem e legendagem ao divertir a plateia com cenas icônicas da série de ficção Os Donos do Jogo em outros idiomas: o peculiar carioquês dublado em italiano e turco.

Novidades em 2026
Ao lado de grandes talentos do mercado, foram anunciadas as duas próximas séries e os dois próximos filmes que entram em produção já no primeiro trimestre de 2026, além de um novo reality show 100% brasileiro que acabou de ser gravado.

A autora Ray Tavares e a diretora-geral Carol Durão anunciaram Os 12 Signos de Valentina, uma adaptação do livro homônimo de Ray, que já trabalhou como roteirista em De Volta aos 15 e agora lidera o roteiro da nova série junto com Bia Crespo. Produzida pela Boutique Filmes, a obra desafiou a equipe criativa a buscar novas formas de conexão com a audiência jovem ao contar a história de Valentina, que, após ser traída pelo namorado e descobrir que o relacionamento não deu certo pela incompatibilidade astral, decide transformar vingança em método: ficar com caras de cada signo do zodíaco e relatar seus encontros em um videocast.

O criador e roteirista Cláudio Paiva revelou que acabou de receber o sinal verde para a produção de As Crianças Estão de Volta (título provisório), uma comédia que vai reunir a família toda no sofá, em nova dobradinha com o diretor artístico Maurício Farias. A criação original de Patrícia Leme  gira em torno de um casal que, ao se mudar para Paraty para curtir a vida a dois, se vê obrigado a adiar seus sonhos e desejos quando os filhos adultos retornam ao ninho familiar. Luiz Noronha, da produtora A Fábrica, também comentou sobre os cuidados na produção para garantir conexão com uma audiência de gerações diferentes.

Da esquerda para a direita: Higia Ikeda, líder de Filmes da Netflix Brasil; Raphael Montes, autor e roteirista; e Esmir Filho, diretor (Crédito: Vans Bumbeers/Netflix)

Entre os filmes, as novidades nascem de livros. O criador, roteirista e produtor-executivo Raphael Montes e o diretor Esmir Filho revelaram que a nova parceria com a Netflix, desenvolvida pela Casa Montes e produzida pela A Fábrica, A Estranha na Cama, é uma adaptação do livro homônimo e inédito de Raphael. O thriller instigante e cheio de viradas acompanha um casal em crise que decide abrir a relação para tentar salvar o casamento. Eles convidam uma terceira mulher para a cama, mas as coisas não saem como o planejado. O longa é um thriller ousado e sensual que traz uma releitura do gênero para a realidade brasileira. Já a novidade sobre o filme adaptado do best-seller O Diário de um Mago, que será produzido pela Gullane, é a direção da obra por Vicente Amorim, que vai marcar este road movie com realismo fantástico. Em vídeo, o diretor contou que esteve em Genebra, na Suíça, para um encontro muito especial com Paulo Coelho.

E também foi anunciado mais um reality show 100% brasileiro, mostrando a força do desenvolvimento do formato no Brasil. Sua Mãe Te Conhece, com apresentação de Claudia Raia em seu segundo projeto com a Netflix, coloca mães e filhos frente a frente em uma competição divertida e cheia de surpresas, valendo até um milhão de reais. As gravações aconteceram no último mês, sob o comando da BoxFish, em coprodução com a Farra.

Os anúncios das novas histórias se juntaram às que iniciaram produção em novembro. Rauls, segundo projeto com Kondzilla e LB Entretenimento, produzido pela Manas Filmes, contou com seus criadores e produtores Konrad Dantas, Kaique Alves e Felipe Braga no palco, trazendo as primeiras imagens dos sets de gravação, junto com Habeas Corpus, o primeiro drama jurídico brasileiro da Netflix, produzido pela Café Royal e dirigido por Luiz Villaça e Flávia Lacerda, e com mais um melodrama da Netflix, feito em parceria com a Amaia Produções e a Conspiração,  com direção geral de Mauro Mendonça Filho.

Licenciamentos
Além das produções originais, a Netflix falou sobre a importância de licenciar filmes brasileiros, novos e antigos, como forma de valorizar a nossa cultura, de permitir que mais pessoas, aqui e no mundo, tenham acesso ao que o Brasil faz, e também de apoiar a memória do nosso audiovisual – só em 2025, a empresa licenciou 55 títulos brasileiros. Para 2026, já estão confirmadas as estreias de O Último Azul, que chega à Netflix no início do ano, e Bacurau, disponível já no próximo sábado, 13 de dezembro.

Homenagem
O evento contou ainda com uma exposição de imagens dos bastidores das produções lançadas em 2025. Painéis dedicados a cada produção destacavam detalhes de criação e produção e o alcance de audiência no Brasil e no mundo, celebrando a trajetória global dessas histórias. Criadores, diretores, produtores e profissionais da indústria puderam revisitar momentos marcantes de seus trabalhos com a Netflix e conhecer mais sobre o impacto de cada obra.

“Um audiovisual robusto e vibrante cria um círculo virtuoso que movimenta a economia e forja novas manifestações culturais”, diz Elisabetta. “Hoje, a Netflix celebra suas parcerias e renova seu compromisso de ampliar as possibilidades para o audiovisual brasileiro – um ecossistema que evoluiu e dialoga de igual para igual com o resto do mundo. Temos muito orgulho do que fazemos juntos e do que ainda vamos conquistar com o que é feito aqui.”

Artigos relacionados

Novidades