O AARON Awards — primeiro prêmio dedicado a criadores de IA no setor publicitário — está oficialmente abrindo as inscrições no dia de hoje. O novo programa global de premiação está redefinindo como a indústria da publicidade reconhece a excelência criativa na era da IA.
Embora existam diversas premiações de IA ao redor do mundo, a maioria celebra filmes de curta duração ou conteúdo em geral. E, apesar de grandes festivais de publicidade começarem a incluir subcategorias de IA, eles normalmente são estruturados para grandes agências — não para a classe de criadores nativos de IA, profissionais solo e novos estúdios AI-first que hoje produzem alguns dos trabalhos mais inovadores do mercado.
O AARON Awards chega para preencher essa lacuna.
O prêmio foi criado para reconhecer pessoas e equipes que usam a IA como seu principal meio criativo. Agências tradicionais são bem-vindas, mas o foco do prêmio é quem de fato lidera com IA, e não quem a utiliza apenas como complemento.
Nomeado em homenagem ao AARON, o primeiro artista de IA do mundo criado por Harold Cohen, o prêmio celebra a fusão entre imaginação humana e inteligência de máquina aplicada à publicidade e à inovação de marca.
Ao contrário de muitas mostras de IA, o AARON Awards coloca o trabalho comercial no centro. Peças especulativas para marcas constituem uma categoria separada dentro do prêmio. O foco está em trabalhos criados com IA que atendam aos padrões de craft, performance e impacto de marca esperados no universo publicitário.
“E em um momento em que crescem as preocupações com o “AI slop” — produções de baixo esforço, pouco refinamento e alto volume — o AARON Awards defende justamente o oposto: criatividade rigorosa, design intencional e trabalhos elevados pela IA, não engolidos por ela”, afirma Vinne Schifferstein, cofundadora do AARON Awards. “Estamos ansiosos para ver os trabalhos que virão do Brasil, país que tem tradição em criatividade publicitária. Vemos criadores nativos de IA redefinirem o que é possível para as marcas, especialmente em locais onde escala, velocidade e inovação se cruzam”, complementa Vinne.
“O trabalho mais inventivo em IA não vem das grandes redes — vem de criadores e estúdios AI-first”, acrescenta Marie-Celine Merret, curadora do AARON Awards. “O AARON celebra essas pessoas — os makers construindo novos pipelines, novos mundos e novas formas de contar histórias.”
De artistas de IA que estão reinventando narrativas a estúdios emergentes de produção que desenvolvem workflows inteligentes, o AARON reconhece as pessoas que estão moldando a próxima era da inovação criativa aplicada.
Júri Internacional
O júri global da edição inaugural do AARON Awards 2026 reúne lideranças dos setores de tecnologia criativa, publicidade e arte, incluindo:
Wesley ter Haar (Monks), Rory Flynn, Craig Elimeliah (Code and Theory), Jo Wallace (Jellyfish), Chrissie Cremers (Aigency Amsterdam), Rogier Vijverberg (Superheroes), Cat McGinn (Unmade/Mumbrella), Blair Vermette (Rabbithole), Hugo Barbero (HumAInmade) e Henry Daubrez (Google).
Datas Importantes
Encerramento da early entry: 31 de janeiro de 2026
Encerramento das inscrições finais: 15 de fevereiro de 2026
Cerimônia: abril de 2026
Inscreva seu trabalho em: www.aaronawards.com
