sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesCPB lança campanha que celebra legado de 30 anos

CPB lança campanha que celebra legado de 30 anos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lanço o primeiro vídeo institucional de sua campanha com o tema “À frente do tempo”, em meio a ações que celebram os 30 anos da instituição. A produção será veiculada em canais de TV por assinatura, sites de notícias e em redes sociais. A campanha foi desenvolvida pelo time de marketing do CPB, a agência Artplan e a produtora Square Pixel.

O vídeo apresenta grandes conquistas de atletas paralímpicos brasileiros obtidas por poucos centésimos na pista e na piscina, por poucos quilos de vantagem no halterofilismo ou nos últimos instantes de uma luta, incluindo arquivos históricos e cenas inéditas protagonizadas por Petrúcio Ferreira (atletismo), Alana Maldonado (judô), Daniel Dias (natação) e Tayana Medeiros (halterofilismo).

A iniciativa reforça o esporte paralímpico como uma força transformadora, combinando alta performance, inclusão e legado, ao fazer referência às conquistas acumuladas ao longo desses 30 anos e, ao mesmo tempo, à capacidade do CPB de formar atletas de alto rendimento e promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte.

O público-alvo inclui atletas, parceiros e a sociedade em geral, com atenção especial aos públicos jovens e conectados. O objetivo é ampliar a visibilidade da marca CPB em diferentes territórios, inclusive além do ambiente esportivo.

“Nosso foco é usar a excelência do esporte como ponte para a transformação social e o letramento contra o capacitismo. Queremos naturalizar a presença de corpos diversos em todos os contextos da vida, indo além do esporte e trocando a invisibilidade por presença massiva e diversa”, afirmou José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A campanha equilibra o legado de 30 anos com a projeção de futuro, já mirando em Los Angeles 2028. Seus pilares conceituais são: inclusão como base da transformação social; esporte como ferramenta de potência e visibilidade; alta Performance como narrativa de protagonismo; e construção de legado.

O conceito visual foca nos milésimos de segundos e centímetros à frente que marcaram vitórias ao longo desse tempo, para valorizar a intensidade e o gesto que transformam atletas em campeões.

Mais sobre os 30 anos:

As celebrações pelos 30 anos tiveram início em 9 de fevereiro, com projeções em monumentos de três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói (onde funcionou a primeira sede do Comitê) e São Paulo (sede atual). As imagens destacaram momentos da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A agenda comemorativa também incluiu a participação do CPB no XXI Seminário Gestão Esportiva, promovido pelo Programa FGV/FIFA/CIES, em março, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente José Antônio Ferreira Freire, do vice-presidente Yohansson do Nascimento Ferreira e do secretário-geral Mizael Conrado.

O calendário segue ainda com a exposição “CPB 30 Anos – O Brasil que Inspira o Mundo”, em cartaz no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina, até 6 de março de 2026. A mostra reúne mais de 50 peças, incluindo itens históricos como a tocha paralímpica, medalhas, mascotes e linhas do tempo que retratam marcos institucionais e o desempenho brasileiro nos Jogos Paralímpicos ao longo das últimas três décadas.

Ficha Técnica – CPB 30 ANOS

Agência: Artplan
Anunciante: CPB – COMITE PARAOLIMPICO BRASILEIRO
Campanha: CPB 30 ANOS

CCOs Grupo Dreamers: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha
Direção Executivo de Criação: Ricardo Weitsman
Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim
Criação: Felippe Mendonça, Rafael Jardim, Marcelo Holanda e Amanda Perlingeiro

Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez
Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Negócios: Thais Casaes
Atendimento: Thais Casaes, Bruna Paraizo, Naiara Dantas e Natasha Pulitini

Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretor Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol

Head Nacional de Mídia: Joana Chulam
Diretora Geral de Mídia: Sabrina Frota
Diretor de Mídia: Bárbara Perrut
Mídia: Paloma Cordeiro

Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna
Diretora de Projetos: Aurora Blotta e Marina Bulcão
Gerente de Projetos: Diego Silva

Head Nacional Creative Data: Carolina Amorim
Gerente de Creative Data: Mariana Zinsly e Larissa Oliveira
Supervisor de Creative Data: Neto Antunes
Coordenadora de Creative Data: Layla Miranda

Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Head Audiovisual: Felipe Cunha
Gerente de Produção Audiovisual: Tatiana Torres
Produção Audiovisual: Evelyn Oliveira e Deborah Ragi

RP: Cláudia Nascimento, Luciana Thomaz e Nayara Oliveira

Produtora: Square Pixel

Direção: Rapha Dias

Prod executiva: Aramis Barros

Direção de fotografia: Baxter

Direção de produção: Marcelo Bombarda

Atendimento e coordenação de pós: Marcelo Vidal

Edição: Hugo Freitas

Motion: Aleff Maurício

Cor: André Tavares

Financeiro: Vitor Hugo

Produtora de Áudio: Sonido

Direção Musical: Lucas Duque

Produção Musical: Jayme Monsanto

Sound Design, Mixagem e Finalização: Renan Marques

Atendimento: Ligia Susini

Coordenação de Produção: Anderson Soares

Locutor: Gabriel Spinosa

Foto

Fotografo: Marcos Lopes

Assistente de fotografia: Marcos Alonso

Produção executiva: Camila Tanzi

KV – Studio Nuts

Sócio e Diretor de criação: Tico Moraes

Sócia e Diretora de produção: Valeria Lima

Diretora de projetos: Janaína Villas-Bôas

Creative Retoucher: Thiago Storino

Creative Retoucher: Rafael Casagrande

 

Comitê Paralímpico :

Presidente: José Antônio Freire

Vice-presidente: Yohansson do Nascimento

Diretor de Esportes de Alto Rendimento: Jonas Freire

Diretor de Desenvolvimento Esportivo: Ramon Pereira

Diretor Jurídico e Compliance: Paulo Losinskas

Diretor de Operações do Centro de Treinamento Paralímpico: Marcos Garcia
Diretora de Marketing: Loraine Ricino

Assessor Especial de Comunicação: Daniel Brito

 

Coordenadora de Marketing Institucional: Thaysa Torres

Analista de Marketing: Rebeca Agnes

Analista de Marketing: Fernanda Moreti

 

Artplan

 

Sob liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é uma das maiores agências brasileiras com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui mais de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes. Certificada onze vezes pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.

 

Artigos relacionados

Novidades