Entidade que representa as agências de propaganda no Brasil apresenta novo
posicionamento e nova marca a partir da reestruturação de seu modelo de atuação, mais
focado em inteligência de negócios, capacitação empresarial em gestão e inovação
O mercado publicitário brasileiro, composto por mais de 3.000 agências ativas e estruturadas, de diferentes portes, vive um momento de redefinição profunda impulsionado por fatores como a Inteligência Artificial, os novos modelos de negócios, os desafios de gestão e as mudanças nas relações de trabalho. Para liderar esse cenário, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em conjunto com os Sinapros estaduais, anunciam hoje (04/12), no Dia Mundial da Propaganda, uma das maiores viradas estratégicas de sua história: o lançamento oficial do Sistema Nacional das Agências de Propaganda.
O movimento, que culmina com um rebranding completo e um novo posicionamento de marca, é a consequência de um ciclo de gestão que transformou a entidade – até então muito ativa e reconhecida pela na defesa legal – em um hub de soluções com foco na defesa dos interesses empresariais. Presidida nos últimos seis anos por Daniel Queiroz, e composta por uma diretoria com lideranças associativas de todo o Brasil, a Fenapro promoveu neste ciclo uma maior integração com os Sinapros e atingiu maior relevância nacional, combinada à articulação e mobilização regional em patamar sem comparação com entidades do setor.
“Realizamos, ao longo deste período, um movimento que vem proporcionando mais conhecimento, capacitação empresarial, ferramentas e alternativas de caminhos que estão contribuindo muito no processo de transformação e evolução das agências”, afirma Daniel Queiroz, que encerra o ciclo da atual gestão com a entrega de uma série de projetos e programas voltados ao desenvolvimento das agências, além da definição da nova marca para o ecossistema Sinapro/Fenapro.
A partir de janeiro, a Fenapro passa a ser presidida por Ana Celina Bueno – a primeira mulher a assumir a presidência na história da FENAPRO. Ela já integra a atual diretoria da entidade, e atuará ao lado de Juliano Brenner Hennemann como Vice-Presidente, iniciando um novo ciclo já estruturado sobre os programas e projetos desenvolvidos na atual gestão.
Atuação mais estratégica e integrada. Uma nova dinâmica associativa
A mudança no posicionamento e marca das entidades que integram o ecossistema Sinapro/Fenapro se insere no contexto de mudanças na legislação trabalhista em 2017 e consequente desmobilização financeira do ambiente sindical, com o fim da obrigatoriedade de pagamento da contribuição sindical. Com isso, os Sinapros e a Fenapro precisaram se reinventar para provar sua relevância, revendo sua operação e atuação para entregar mais valor ao mercado, com um foco muito além do perfil legalista, pautado em convenções coletivas e listas referenciais de preços, que pautou o associativismo por décadas.
“A grande virada de chave foi sair do púlpito formal de representação e trabalhar na ponta, arregaçando as mangas de forma mais conectada com as dores de gestão e transformação das agências”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. “Hoje, este ambiente associativo atua de forma mais integrada, unidos em defesa da propaganda brasileira, atingindo um nível nunca visto de relevância nacional com articulação e mobilização regional”, destaca Queiroz, ao explicar que a Fenapro atua como um hub integrador, enquanto os 19 Sinapros e 3 as Delegacias estaduais operam na ponta.
“A integração dos Sinapros e da Fenapro transformou a dinâmica do associativismo. Evoluímos do papel da representação institucional e guardiões de pautas legais para nos tornarmos um verdadeiro Sistema que oferece inteligência de mercado, capacitação e apoio empresarial, provando, na ponta, a relevância de nossa atuação diária em torno dos interesses das agências”, afirma Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP.
Demonstração dessa nova dinâmica, o portfólio de serviços da entidade foi reestruturado para apoiar o empresário da propaganda em desafios mais mercadológicos, como gestão de pessoas, precificação, inovação e metodologias de gestão, que exigem uma atuação mais estratégica das lideranças empresariais das agências.
O esforço resultou em conquistas concretas que tangibilizam a relevância do Sistema, tais como: mais de 40 workshops de capacitação empresarial, mais de 90 eventos realizados, mais de 600 interações e consultas jurídicas respondidas, e a ampliação da base de agências associadas e sindicalizadas.
Juntos, os membros do Sistema Nacional atuam em três frentes de trabalho que definem a sua relevância: a defesa do setor (em pautas regulatórias), a mobilização e articulação do trade (através da integração nacional) e o fomento e apoio na transformação do negócio (com serviços e capacitação).
Este modelo garante que as soluções cheguem às agências de todos os portes, das capitais ao interior. “É um verdadeiro Sistema Nacional que trabalha em prol das agências em todo País”, ressalta Daniel Queiroz.
Com essa estrutura, o Sistema conseguiu estancar a drástica evasão associativa e o risco de colapso financeiro, estabeleceu novas conexões e possibilitou a retomada do crescimento da entidade, que hoje reúne cerca de 1.350 agências sindicalizadas e mais de 850 associadas, que contribuem voluntariamente por perceberem relevância e valor nas entregas.
Rebranding: De Sindicato para Sistema
Para tangibilizar essa nova era, a entidade apresenta sua nova identidade visual. O rebranding tem como objetivo estratégico diminuir o estigma que algumas pessoas têm da palavra “Sindicato” — muitas vezes associada apenas a questões trabalhistas e legalistas — e elevar o conceito de Sistema, demonstrando a forma mais integrada, sem deixar de lado a atuação do papel institucional sindical.
A nova marca adota uma estética minimalista e moderna, mantendo a cor amarela característica, mas com uma arquitetura visual que integra a Fenapro e os Sinapros sob a mesma linguagem.
“A mudança de nome e identidade visual é uma consequência das mudanças que promovemos e na forma como passamos a ser percebidos. Nós mudamos a marca porque a nossa atitude mudou. Continuamos exercendo o papel legítimo e legal de defesa do setor, mas agora somos um Sistema mais integrado e de fomento, capacitação e inteligência para o mercado”, explica Dudu Godoy, Vice-Presidente da Fenapro.
O legado: uma entidade preparada para o futuro
O lançamento do Sistema Nacional das Agências de Propaganda marca o legado de um ciclo de gestão que preparou a entidade para os próximos anos. O setor, que enfrenta desafios enormes de transformação, como a automação por IA e a fragmentação de canais, conta agora com uma entidade robusta, reconhecida por prestar serviços relevantes, operacionalmente e financeiramente sustentável, e com processos de governança modernizados e melhor estabelecidos, além de uma rede integrada nacionalmente.
“Um exemplo da capacidade de entrega de serviços relevantes é o lançamento da nova edição do Paper Transforma, um estudo estratégico que mapeou, através da participação de dezenas de integrantes do trade, os ‘cenários futuros’ até 2045, e indica o que as agências precisam para navegar entre a automação extrema e a revalorização do talento humano, entre outros aspectos bastante complexos que podem interferir diretamente no setor. O Sistema Nacional se posiciona como o parceiro essencial para guiar as agências nessa jornada estratégica, promovendo a ‘coopetição’ — a cooperação para o fortalecimento do setor, mesmo em um ambiente onde as agências competem entre si”, enfatiza Daniel Queiroz.
Esta profunda reestruturação e a consolidação do Sistema Nacional são o grande legado do ciclo de gestão 2020-2025, liderado por Daniel Queiroz enquanto Presidente, junto a Dudu Godoy como Vice-Presidente e demais membros de uma Diretoria engajada em todos os desafios que foram postos. Ao encerrar o mandato no final de 2025, essa Diretoria deixa a entidade estruturada, renovada, com processos modernos, totalmente sustentável e relevante nacionalmente, reconhecendo que cada gestão, ao longo dos mais de 40 anos da entidade, também deixou sua contribuição.
A partir de 2026, o desafio da continuidade e de novos avanços será abraçado pela nova Diretoria, que será presidida por Ana Celina Bueno — a primeira mulher a assumir a presidência na história da FENAPRO. Ao lado de Juliano Brenner Hennemann, que assume como Vice-Presidente, a nova liderança reafirma um compromisso sólido com a evolução institucional, refletindo um avanço natural em direção à equidade e à representatividade dentro do Sistema.
Ambos assumem a responsabilidade de dar prosseguimento ao importante legado de integração, inovação e entrega de serviços tangíveis que transformaram o ambiente associativo nos últimos anos, garantindo que o Sistema Nacional siga forte, moderno e articulado em todo o País.
Um portfólio de serviços focado na transformação do negócio
A nova atuação do Sistema Nacional das Agências de Propaganda – SINAPRO, baseia-se em entregar valor tangível. Entre os destaques do portfólio de serviços oferecido pelos Sinapros às agências associadas estão:
- Paper e Workshop Transforma: workshops e guias práticos com conteúdo rico em Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Inovação, Gestão Orçamentária e Precificação, e provocações sobre tendências.
- VANPRO (Visão de Ambiente de Negócios): pesquisa periódica e sistematizada junto às agências em todo Brasil, que oferece inteligência de dados sobre o mercado, com a participação de mais de 300 empresários a cada rodada.
- Método de gestão P4C2: uma “fórmula de gestão” estruturada em um framework para colocar as lideranças empresariais atentas em pontos básicos no dia a dia da gestão de uma agência, incluindo: Planejamento Estratégico; Prospecção sistematizada e dentro dos objetivos definidos; Propostas com escopos claros; Preços estruturados com base em metodologia de precificação; Contratos e Controles para inibir a fuga do escopo acordado e a perda da rentabilidade.
- Sondagem do Cenário de Remuneração nas Agências: serviço essencial que inclui a coleta e análise de dados sobre remuneração no ambiente de agência através de um método único.
- Festival Nacional da Propaganda: é a união dos festivais regionais em uma grande premiação nacional, conectando talentos de cinco Estados participantes nesta primeira edição, com o objetivo de Incentivar, reconhecer e enaltecer as agências associadas em todo Brasil.
- RoadShow Cannes Lions: mostra dos cases e insights mais importantes do festival, com a intenção de mobilizar o trade em torno das tendências criativas do nosso negócio.
- Debates online, com os programas Chacoalha e Dica Legal: eventos online periódicos e conteúdo que integram a estratégia de fomento do negócio.
- Curadoria diária de conteúdo: o OverView e o Giro Semanal replicam conteúdos selecionados que facilitam a atualização no dia a dia de trabalho. Mais de 130 mil notícias foram selecionadas e compartilhadas.
- Grupos de Trabalho: fóruns para discussão de temas relevantes para as agências, que, em seguida, viram ações dos Sinapros em forma de conteúdo, workshop ou representação e defesa setorial.
- Parcerias comerciais: fomento a parcerias com empresas gerando vantagens para agências associadas, atingindo mais de 30 parcerias estratégicas.
- Conect One2One: serviço simples e relevante que conecta pessoas e interesses diversos em torno das agências e de todo trade.
- Modernização e unificação das Listas Referenciais: é o novo canal de consulta das referências de preços de serviços prestados por agências, muito usado nas relações comerciais com clientes privados, e adotado como referência padrão nas Licitações Públicas. Agora, com linguagem unificada em todos os estados do Brasil, preservando as peculiaridades de preços locais.
- Orientações sobre os impactos da Reforma Tributária: interlocução direta com a Receita Federal em torno das novas regras, e uma pauta de orientação prática e especializada, crucial para adaptação das regras de negócios das agências ao novo modelo tributário.
- Central de Licitações: monitoramento diário e atuação jurídica preventiva e defensiva em editais públicos em todo o País, garantindo a legalidade e as melhores práticas nas contratações. Mais de 800 editais foram analisados.
- Monitoramento legislativo e interlocução parlamentar: monitoramento da Matriz Legislativa em torno de Projetos de Leis que impactam o setor.
- Assessorias jurídicas nas áreas Tributária, Trabalhista e Empresarial: suporte consultivo jurídico de forma especializada para as agências associadas.
