Iniciativa pretende garantir alimentação para 2.400 famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade
CASA, organização sem fins lucrativos fundada por brasileiros na Austrália, anuncia a campanha anual de Natal #LembradeCasa, com o objetivo de apoiar famílias brasileiras que enfrentam grave insegurança alimentar. Em 2025, a meta é arrecadar fundos para fornecer alimentos a 2.400 famílias em diferentes regiões do Brasil, fortalecendo o elo entre Brasil e Austrália por meio da solidariedade.
A mobilização ocorre de 17 de novembro a 14 de dezembro, período em que doadores podem contribuir pelo site da instituição www.wearecasa.org.au. Cada doação de 50 dólares australianos corresponde a uma cesta básica capaz de sustentar uma família de quatro pessoas por duas semanas, garantindo que possam celebrar o Natal com dignidade. A distribuição será transmitida ao vivo no canal da CASA em suas mídias sociais.
Segundo o IBGE, mais de 21,6 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar. Diante desse cenário, a CEO e Cofundadora da CASA, Emilie da Silva Stratford, reforça o propósito da organização: “Nosso trabalho nasce da crença de que a solidariedade não conhece fronteiras. Quando unimos brasileiros e australianos em torno do cuidado e da empatia, criamos lares que atravessam países, culturas e distâncias.”
Desde sua fundação, a CASA já distribuiu mais de 235 toneladas de alimentos, impactando mais de 310 mil pessoas e arrecadando cerca de 1,9 milhões de reais. No Brasil, a ONG apoia famílias vulneráveis, crianças, jovens e organizações sociais locais. Na Austrália, desenvolve programas de educação e saúde mental que fortalecem o bem-estar físico e emocional — demostrando que, onde existe cuidado, existe lar.
A campanha #LembradeCasa reúne mais de 70 voluntários e beneficia cerca de 23 organizações parceiras. Emilie destaca ainda a relevância da mobilização internacional: “Se compararmos os números, a quantidade de brasileiros em insegurança alimentar seria equivalente a quase 80% da população da Austrália. A campanha permite que brasileiros no exterior contribuam e oferece aos australianos a oportunidade de apoiar famílias que vivem uma realidade muito diferente da deles.”
A edição de 2025 reforça a conexão entre Brasil e Austrália, promovendo não só o acesso a alimentos, mas também união de comunidades e fortalecimento da economia local. Esse ano, a campanha conta com o lançamento inédito da loja online com a venda na Austrália de produtos exclusivos em uma colab que destaca a sinergia, amor e força cultural entre os países, reforçando que mais que um nome CASA é um sentimento. O projeto ainda conta com ações nas redes sociais, participação de influenciadores e presença em eventos, ampliando o alcance e engajamento da iniciativa.
Organizações que serão ajudadas este ano:
Região Norte — ASIC – Associação Semeando Integração e Cidadania (AM), SOMAP – Associação de Moradores do Bairro de Petrópolis (AM), Movimento das Mulheres Negras da Floresta – Dandara (AM), ADCEA – Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (AM), Instituto de Inclusão e Cidadania (AM); Região Nordeste — Instituto Cultural Bantu (BA), Organização Gongombira de Cultura e Cidadania (BA), Águas do Paulista (BA), Raízes da Mãe Terra – Tribo Fulni-ô (PE), Raízes da Mãe Terra – Tribo Kariri (AL), Projeto Refúgio – AOS Apoio aos Sertanejos (RN), Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã (MA); Região Centro-Oeste — Casa de Apoio – Tribo do Baixo Xingu – Aldeia Indígena Kuxonety (MT), Aldeia Indígena Água Bonita (MT), Grupo Amparar (Solar Colombino Augusto de Bastos – Asilo) (GO), Grupo Amparar (Associação das Portadoras de Câncer de Mama) (GO); Região Sudeste — Paróquia Santa Teresa de Cacultá (SP), Estrela do Natal (SP), Lar Luz e Caridade Dr Frantz Muller (SP); Região Sul — Amigos Solidários do Galpão (RS), Portal Universalista (RS), Centro de Referência Indígena (RS), Lions Clube Florestal Lajeado (RS).
