quinta-feira, dezembro 4, 2025
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Campanha revela mudanças nas embalagens Nestlé

A Nestlé pegou todo mundo de surpresa ao anunciar nas redes sociais as novas embalagens de diversos produtos, como Ninho, Leite Moça e Nescau. A questão? Os rótulos pareciam iguais, e muitos acharam impossível identificar as novidades no visual das marcas. O que parecia um jogo de 7 erros, na verdade, se mostou a maior iniciativa de inclusão da empresa nos últimos tempos.

Para pessoas cegas, com baixa visão ou não alfabetizadas, ler informações nutricionais, organizar a despensa ou escolher um ingrediente pode ser uma tarefa difícil, que exige adaptação ou até dependência. Para mudar esse cenário, a Nestlé, em parceria com a startup AliaInclui, tornou 1.200 rótulos mais acessíveis, permitindo que milhões de brasileiros ouçam as informações por meio de uma leitura automatizada. A mudança nas embalagens, que muitos não notaram, foi percebida por cerca de 17 milhões[1]de pessoas que enfrentam alguma impossibilidade de leitura, e que poderão ter mais autonomia, inclusão e liberdade em suas rotinas.

Para comunicar essa mudança inédita, a campanha “Rótulos que falam”, desenvolvida pela Publicis Brasil, com produção de vídeo da O2 Filmes e de áudio da Jamute, foi planejada em várias etapas e conta com ações de engajamento nas redes sociais de marcas icônicas como Ninho, Leite Moça. KitKat, Nescau, e teve a participação de influenciadores e embaixadores Nestlé, além de mídia OOH e vídeo manifesto. A campanha ainda mostrou o uso do app AliaInclui na prática, coma uma ativação no programa Masterchef, onde a colaboradora da Nestlé Regiane Silva, que é cega e participou da construção do projeto, interagiu com os jurados e apresentou a ferramenta e seu impacto no cotidiano de pessoas com deficiência.

“A campanha ‘Rótulos que falam’ é um marco para a Nestlé, nasceu da escuta às pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura. Investimos na melhoria do aplicativo para que outras empresas possam integrar seus produtos, ampliando a inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa transformação”, comenta Rafael Berenguer, Integrated Executive Manager da Nestlé.

A campanha foi planejada como uma jornada de descoberta: começa no mistério, passa pela revelação e se estende em múltiplos pontos de contato, conectando cada etapa da campanha em uma mesma conversa sobre inclusão e autonomia.

Inicialmente, nas redes sociais, as marcas da Nestlé anunciaram que suas embalagens passaram por novidades, sem revelar muitos detalhes. Nem mesmo os embaixadores da marca conseguiram identificar as mudanças: influenciadores como Fred Bruno e Bruna Gonçalves entraram na conversa, comentando que não conseguiram perceber as diferenças dos novos rótulos, em uma ação planejada para criar um clima de mistério e gerar buzz no ambiente digital. A resposta, então, veio do squad de influenciadores com deficiência visual, selecionados pela BR Media, que revelaram a verdadeira mudança e o seu impacto na rotina de PCDs. A Nestlé também lançou o site do projeto, no qual é possível conferir informações sobre o aplicativo e convidar outras empresas a se juntarem ao movimento e, assim, expandir a inclusão para além de produtos Nestlé.

O projeto ainda conta com um filme que mostra pessoas com deficiência visual, idosos e não alfabetizadas utilizando o app em suas rotinas e reforçando por meio de testemunhos o impacto dessa inovação que, embora invisível para muitos, transforma a vida de milhões de pessoas.

“Quando aliamos criatividade a causas de impacto, damos um significado maior ao nosso trabalho e fortalecemos o poder de transformação em nossas ações. O projeto Rótulos que Falam traduz o que acreditamos ser o papel mais potente do marketing: atuar como conector entre propósito e prática, traduzindo uma entrega funcional em um movimento cultural. A campanha foi pensada como uma jornada, onde cada frente, da revelação às ativações digitais e de PR, se conecta para ampliar a visibilidade da ação”, comenta Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil.

Conheça mais sobre o projeto no site:

https://www.receitasnestle.com.br/rotulos-que-falam

FICHA TÉCNICA

Rótulos que Falam

Nestlé Brasil

AGÊNCIA: Publicis Brasil

Título: Rótulos que Falam

Duração: 30”

Produto: Nestlé

Cliente: Nestlé

Mauro Ramalho – Chief Creative Officer

Gabriela Borges – Presidente

Mafe Laudisio – Chief Operating Officer

Juliana Elia – Chief Strategy Officer

Ana Sanchez – Media Vice President

Paula Ganem – Chief Communication Officer

Criação:

ECD: Arturo Marenda

Diretora de criação: Fernanda Machado

Diretores de Arte: André Rival, Andressa Codatto, Jessé Luiz, Rafael Barbosa, Rafael Homor e Victoria Pinheiro

Redatores: Alexandre Freire, Jéssica Borges, Karla Brasil e Roberta Magalhães

Produção:

Head de Produção: Priscilla Sanches

RTV: Luize Oliveira e Welton Noronha

Negócios:

Executive Business Director: Maria Carolina Camargo

Business Director: Laura Melo

Business Assistant: Maria Eduarda Redicopa

Projetos e Operações:

Executive Operations & Business Director:  Renata Carvalho
Project Leader: Camila Garcia
Project Manager: Marcelo Holanda
Project Assistant: Henrique Moreira Navarro

Mídia:

Diretora Executiva de Mídia: Aline Brazolotto
Gerente de Mídia: Douglas Martineli
Supervisora de Mídia: Carolina Scognamillo

Estratégia:

Diretora de Estratégia: Ileana Millan

Gerente de Estratégia: Daniel Limão Campos e Paula Carolina Jesus Silva

Supervisor de Estratégia: Matheus Silva

Analista de Estratégia: Samira Saraiva

PR_Comunicação:

Comunicação: Mariana Viana e Marjorie Martins

NESTLÉ:

Vice-Presidente de Marketing e Comunicação Corporativa: Ionah Kochen

Gerente Executivo de Marketing Integrado: Rafael Berenguer

Gerente de Branding e Comunicação: Daniela Ferreira

Diretora Executiva de Business Transformation: Barbara Sapunar

Gerente de Inovação Aberta: Carolina Falcoski

Especialista de Inovação e Renovação: Marilia Diniz

Gerente Executiva de Comunicação em Nutrição: Gisele Pavin

Gerente de Comunicação em Nutrição: Mariana Botelho

Analista de Comunicação em Nutrição: Isabella Fernandes

Analista de Comunicação em Nutrição: Regiane Silva

Vice-Presidente de Recursos Humanos Brasil: Martha Uribe

Gerente de diversidade e inclusão: Augusto Drumond

Coordenador de diversidade e inclusão: Matheus Camargo

Diretora de Comunicação Corporativa: Anahi Guedes

Gerente Executiva de Comunicação Corporativa: Lia Gurjão

Gerente de Comunicação Corporativa: Flavia Rezende

Gerente de Marketing de Influência: Felipe Custodio

Coordenadora de Marketing de Influência: Alexsandra Expósito

Gerente de Comunicação Interna: Rafaela Prieto

 

Produtora do Filme: O2 Filmes

Direção: Fred Luz

Diretora Executiva de Produção: Flávia Zanini

Diretora Executiva de Projetos e Negócios: Rejane Bicca

Produção Executiva: Amanda Rossi

Executivo de Projetos: Ivan Caetano e Silvia Neri

Atendimento de Pós:  Nany Lucena

Assistente Produção Executiva: João Pedro Kohn

Direção de Fotografia: André Facciolli

Diretor Produção: Fabinho Monteiro
Assistente Criativo: Tyrone Rodovalho

Assistente de Produção: Thiago Monteiro

Assistente de Direção: Gustavo Gusmão

Produtora de Elenco: Lu Kfouri

Cabelo e Maquiagem: Letícia Naomi Yamauti

Departamento Criativo de Pesquisa: Henrique Pires, Renato Ruffo e Rafael Nogueira

Pós-Produção: O2 Pós
Coordenador de Pós: Henrique Gomes

Finalizador: Larissa Lima

Montador: Beto Araujo

Cor: O2 Pós e Psycho N’Look

Supervisor de VFX: Thiago Corá

Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e André Caminski
Engenharia de som: Otavio Bertolo, Marcelo Filho, Eduardo Barbosa e Fernanda Galetti
Coordenação: Ana Cordeiro, Julianna Zuppo e João Piccoli
Atendimento: Hingrit Nitsche, Claudio Tolentino e Carol Oliveira

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