quinta-feira, dezembro 4, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasONU Mulheres e Instituto Gloria alertam contra a violência digital

ONU Mulheres e Instituto Gloria alertam contra a violência digital

A ONU Mulheres e Instituto Gloria uniram-se à Artplan para transformar Brasília em um grande sinal de alerta sobre a violência digital contra mulheres. Guiada pelo conceito “Violência digital é violência real”, a intervenção – realizada no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas – ocupou diversos painéis de mídia digital urbana (DOOH) da Capital Federal para evidenciar que a agressão online acompanha as mulheres em qualquer ambiente conectado.
Às 19h, centenas de telas de DOOH espalhadas por Brasília interromperam a sua programação para exibir por dez minutos a mensagem “Uma mulher sofreu violência aqui.” No mesmo instante, o Congresso Nacional recebeu uma projeção especial, ampliando a força simbólica da ação e levando o assunto ao centro das decisões políticas.
“A impunidade, reforçada pelo anonimato e pelo caráter transnacional dos crimes digitais, impede que sobreviventes acessem serviços essenciais e limita respostas efetivas. A violência digital contra mulheres e meninas gera impactos reais, além de desencorajar a participação pública e a liderança feminina. Trata-se de uma ameaça concreta à realização dos direitos das mulheres e à democracia, além de ser um fenômeno intimamente associado a uma expressão extremista da masculinidade patriarcal violenta”, revela Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres no Brasil.
Os dados que embasam a iniciativa mostram a dimensão do problema, já que 77% das meninas e jovens com até 18 anos já sofreram algum tipo de violência online. As informações são da segunda etapa do estudo inédito Além do Cyberbullying: A Violência Real do Mundo Virtual, desenvolvido pelo Instituto Avon em conjunto com a Decode.
“A violência digital é real e suas consequências são devastadoras. Quando imagens íntimas são compartilhadas sem consentimento; quando mulheres são assediadas, perseguidas ou ameaçadas no mundo online; quando perfis falsos são criados para difamar; ou quando mulheres têm sua privacidade invadida, não é apenas uma ‘brincadeira na internet’ – são crimes que destroem vidas”, comenta Cristina Castro, idealizadora do Instituto Gloria.
“Quando dizemos que violência digital é violência real, falamos de algo que não fica atrás de uma tela. Ela atravessa fronteiras, invade rotinas e segue as mulheres para onde quer que elas estejam. A intervenção sincronizada em Brasília materializa essa presença constante, tornando visível o que tantas vezes é naturalizado ou ignorado”, afirma Cacá Malta, Head de Atendimento e Negócios da Artplan Brasília.
O projeto ganhou escala graças ao engajamento dos principais players de DOOH da Capital Federal, como Eletromidia, Epic Led, JCDecaux, Metrópoles , Neooh, Po Mídia, RZK, Traffic, Visuplac e Weooh, que doaram tempo de mídia e integraram a ação.https://www.youtube.com/watch?v=5agra8vLClU

Ficha Técnica
Agência: Artplan Comunicação
Cliente: ONU Mulheres e Instituto Gloria
Campanha: “Violência nas telas”
Aprovação nos Clientes
ONU Mulheres: Ana Carolina Querino, Pedro Nogueira, Ilca Guimarães, Barbara Miranda, Amina Jorge.
Instituto Gloria: Cristina Castro
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
CCOs do Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Tirre
Diretor de Criação: Thiago Diniz e Gustavo Dois
Diretor de Arte: Gustavo Dois e Yan Viana
Redator: Thiago Diniz
Conteúdo e Engajamento: Bito Teles, Larissa Santiago e Mariana Veloso
Head de Atendimento, Negócios e Operações: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Clara Bianchi e Vanessa Braun
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Rafael Leão
Equipe de Operações e Projetos: Aurora Blotta, Aline Costa e Rafaela Salles
Diretora de Mídia: Vivianne Amaral
Equipe de Mídia: Lidiana Maciel, Daniella Paiva
Head Nacional de Creative Data: Carolina Amorim
Equipe Creative Data: Isabel Mota, Evellyn Bernardes e Daniel Carloni
Diretora de Comunicação do Grupo Dreamers: Cláudia Nascimento
Equipe de Comunicação do Grupo Dreamers: Luciana Thomaz e Nayara Oliveira
Head de Atração e D&I: Débora Moura
Gerente de Projetos D&I: Anne Passos
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Diretora de Produção: Sayuri Hirako
Equipe de Produção: Amanda Nobre, Marcela Motta, Jadson Douglas e Glenyston Negreiros
Equipe Gen_C: Éder Redder, Julia Pedroso e Carolina Emilio
Produtora de Digital/Vídeo: Lunera
⁠Direção de Cena/ Lunera: Mino Freitas
⁠Direção de Fotografia/ Lunera: Maurício Tzemos
⁠Direção de Produção /Lunera: Lu Calil
⁠Atendimento/ Lunera: Jéssica Lara
⁠Produção Executiva/ Lunera: Alexandre Barros
Montagem e Edição/ Lunera: Luiz Zanetti
Produtora de Áudio: Sonido
Direção Musical: Lucas Duque
Sound Design, Mixagem e Finalização: Carlos Schmitt
Atendimento: Ligia Susini
Coordenação de Produção: Anderson Soares
Parceiros Influs: BTArts – Mariana Nogueira
Parceiros DOOH: Eletromidia, Epic Led, JCDecaux, Metrópoles, Neooh, Po Mídia, RZK, Traffic, Visuplac e Weooh
Artigos relacionados

Novidades