A Renault dá início a um novo momento no Brasil, com novos modelos no line-up e uma nova relação com o consumidor brasileiro. Esse reposicionamento é fruto da do plano estratégico International Game Plan 2027.
Kardian foi o primeiro lançamento dessa nova fase, em 2024. Em 2025, chegou ao mercado brasileiro Boreal, e em 2026, são esperados Koleos e uma picape inspirada no carro-conceito Niágara.
Para celebrar a concretização dessa virada da marca no Brasil, a agência DPZ, parceira da Renault desde 2018, criou a campanha “Viva a Nova Renault”, lançada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, e traduz, em tom emocional e próximo aos brasileiros, a filosofia da Renault de “voitures à vivre”, ou “carros para viver”.
“Trabalhamos sempre da mesma forma e com a mesma abordagem criativa em todo o mundo. A Renault é uma marca global forte. Mas o que realmente nos define é a nossa capacidade de estarmos próximos das pessoas que servimos. No Brasil, não vendemos apenas carros – compartilhamos histórias, sonhos e experiências. Este filme é uma celebração da nova Renault – novo design, novo produto e novas tecnologias”, afirma Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
“O conceito ‘Viva a Nova Renault’ traduz a energia desse novo momento e reforça a relação da marca com as pessoas. É sobre celebrar conquistas, mudanças e a vida em movimento. Para nós, da DPZ, é uma alegria fazer parte dessa jornada”, complementa Benjamin Yung, presidente da DPZ.
Produzida pela SOMA e dirigida pela dupla TORINO, a campanha traz o conceito “Temos uma longa estrada no Brasil, mas com a emoção de quem acabou de chegar”, e é um convite para o público experienciar a nova Renault — uma marca mais moderna, conectada e próxima das pessoas. O filme tem como trilha o clássico brasileiro “O Que É, o Que É”, de Gonzaguinha, mas com um twist especial, que incorpora o DNA francês da marca.
“A música é parte importante na comunicação global da Renault porque estabelece uma conexão emocional com as pessoas. Nossa intenção nessa campanha local foi usar esse recurso, escolhendo a dedo uma música que mora no coração de todos os brasileiros por ser uma música que traz em si o nosso DNA de celebração da vida, da liberdade e de novas possibilidades”, conta Rodrigo Nogueira, Diretor de Criação Associado para a Renault na DPZ.
Filmado em diferentes paisagens do Brasil, o filme mostra histórias reais de conexão e alegria — de uma viagem em família às montanhas a um Carnaval com amigos, uma praia deserta, ou um fim de semana à beira do lago. Em cada cena, os novos Boreal, Kardian e Koleos refletem conforto, tecnologia e design, convidando todos a “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
A campanha tem presença em TV, redes sociais e canais digitais, com desdobramentos planejados para o próximo ano.
FICHA TÉCNICA – VIVA A NOVA RENAULT
Título da campanha: Viva a Nova Renault
Anunciante: Renault do Brasil
Produto: Institucional
Agência: DPZ
CEO: Benjamin Yung
CCO: Pedro Araújo
ECD: Thiago Lins
ACD: Rodrigo Nogueira
Criação: Rodrigo Nogueira, Thiago Lins, Gabriel Rosa, Leonardo Vieira, Luís Ulrich, Andrezza Borges
Produção Integrada: Paula Alimonda, Érika Sartini, Heitor Mendes, Pam Veríssimo
VP de Conteúdo: Anna Martha Silveira
Conteúdo: Júlia Cortizo, Sibely Nunes, Paula Argolo
CSO: Maria Claudia Conde
Estratégia: Bruno Campanelli, Fernando Machado, Camila Maciel
Mídia: Luiza Valente, Ingrid Guimarães, Jaqueline Rodrigues, Joyce Nascimento, Lukas Ossaim, Gabriel Mariano, Sophia Bremer, Luciana Paula, Matheus Cabral e Dayana Teodoro
Negócios / Projetos / Operações: Flávia Cortes, Larissa Ferrari, Amanda Alves, Frederico Bari, Victoria Deieno
Produtora de imagem: SOMA
Direção: Torino
Produção Executiva: Ivy Abujamra e Markinhos Fagundes
Assistente de Produção Executiva: Ana Carolina Fernandes
Atendimento: Larissa Deruzzi
Coordenadora de Produção: Camila Gouveia
Assistente de Coordenação: Natália Damasceno
Secretária de Produção: Valquiria Lapa
1º Assistente de Direção: Fernanda Magalhães
2º Assistente de Direção: Patricia Schirmer e Thais Sausmikat
Direção de Fotografia: Gabriel Bianchini
1º Assistência de Câmera: Juliano Possebon
2º Assistência de Câmera: Valmir Cunha e Eloisa Soares
Video Assist: Gabrielle Menezes
Logger: Augusto Sebastião Paez
Foto Still: Ivan Abujamra
Assistente Foto Still: Eduardo Carapito
Assistente Foto Still: Charles Willy
Drone: Renato Passarelli
Assistente de Drone: Wales Barbosa
Logger: Thiago Falkenberg e Matias Daniel Muhlrad
Digital: Lucca Defferrari
Diretor de Produção: Daniel Lombardi, Magali Heinze e Luciana Barcellos
Assistente de Produção : Maria Eugênia Heinze e Lara Liziane Kopzinski
Produtor de Locação: Bruno Palaoro
Assistente de Locação: Carolina Eli e Victor Curi
Produção de Objetos: Taygra Lemes Memoli
Preparador de Produtos: Tiago Padilha e Maria Vitória Varante
Contra Regra: Gustavo Silva da Silva
Stylist: Guga Saraiva
Assistente de Stylist: Luíse Renon
Camareira: Adriana Talaveira
Maquiagem: Aline Conceição
Assistente de Maquiagem: Emily Portal e Fernanda Mansur
Manicure: Sandra da Silva
Produção de Elenco: Amanda Michelini Schmitz
Assistente de Elenco: Jordan Maia e Nicolas do Santos Collar
Eletricista: Roberto Ramos
1º Assistente de Elétrica: Flávio Pinheiro
2º Assistente de Elétrica: Frederico Barbosa e Giovanni Palma
Maquinista: Carlos Leandro Nogueira
1º Assistência de Maquinaria: Fabio Dias
2º Assistência de Maquinaria: Rodrigo Lopes, Ismael Borges e Jefferson do Santos
Executiva de Pós Produção: Ana Ourique
Pós-Produtora: Space Gorilla
Coordenação de Pós: Junior Braz
Atendimento de Pós: Junior Braz / Mauro Linberger
Finalizador: Mauro Linberger
Montagem: Rodolpho Ponzio
Colorista: Alexandre Cristófaro
Lead Compositor: Marcell Hernandes
Compositores: Valdo Caetano / Felipe Dummer
Produtora de som: DaHouse
Produção Musical: Silvinho Erné e Lucas Mayer
Produção Executiva: Andrea Oliveira e Carol Masseti
Finalização, Mix e Sound Design: Lucas Mayer e Rodrigo Deltoro
Licenciamento Musical: Platinum Brasil
Aprovação cliente: Aldo Costa, Katrin Hubbe, Breno Martin, Fernanda Damasceno, Vanessa Sbrana, Luís Costa, Beatriz Andrade, Isabele Prieto.
