A livraria é o lugar onde o livro acontece. Onde a vida de personagens, autores e leitores se entrelaça. E deve ser celebrada. Com o objetivo de mostrar que as melhores experiências entre leitores e livros nascem da proximidade com o ambiente da livraria, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) acaba de lançar o movimento #VivaAsLivrarias, criado em parceria com a agência Binder, e que vem acompanhado de uma campanha publicitária e da mudança da logomarca da associação.
A iniciativa marca uma nova fase na comunicação da entidade, na qual a ANL convida o público a valorizar as livrarias como locais de convivência, troca e inspiração. “O movimento #VivaAsLivrarias é maior do que qualquer peça de comunicação. Ele representa um chamado para reconectar as pessoas com o universo do livro e com a experiência única que só as livrarias oferecem”, afirma Alexandre Martins Fontes, presidente da Associação Nacional de Livrarias.
Marcos Apostolo, VP de Criação da Binder – agência responsável também pela criação da campanha de lançamento do movimento e da nova logomarca da entidade – ressalta que “no momento que os hábitos de leitura e de consumo cultural passam por forte transformação, o movimento ‘Viva as Livrarias’ busca resgatar o papel das livrarias como o ambiente no qual o leitor pode vivenciar a experiência do universo dos livros. “Sentir o cheiro do papel, ver as capas expostas e conversar com os livreiros é uma experiência única que só as livrarias proporcionam”, afirma.
Com uma linguagem poética e contemporânea, o vídeo, que integra a campanha, traduz a experiência sensorial e afetiva de estar em uma livraria: o folhear as páginas, a curiosidade de explorar as prateleiras, a troca com o livreiro e a emoção de encontrar um novo livro, e mostra que a verdadeira inovação das livrarias está justamente em sua essência humana. “Mais do que uma peça publicitária, o filme é um manifesto visual do valor da leitura e das livrarias, e propõe uma reflexão sobre o seu papel transformador”, ressalta Apostolo.
O vídeo será veiculado em âmbito nacional em emissoras de TV aberta, YouTube, redes sociais e canais literários. Ao acessar o link do filme, o usuário será direcionado a uma ferramenta de geolocalização que indica as livrarias mais próximas.
Além da campanha audiovisual, estão previstas ações presenciais em livrarias e em eventos ligados ao mercado editorial, ampliando a visibilidade do movimento e incentivando a circulação de público pelos espaços físicos. A ação marca o início de uma série de iniciativas que serão lançadas nos próximos meses.
A Binder também assina a nova identidade visual da ANL. O antigo símbolo da rosa foi substituído por uma composição geométrica que remete simultaneamente às páginas de um livro e ao desabrochar de uma flor. “O objetivo é representar, de forma mais contemporânea, a ideia de crescimento e difusão do conhecimento”, explica Apostolo.
“Estamos empolgados com a parceria com a ANL para transformar o movimento ‘Viva as Livrarias’ em um estímulo permanente para encontros entre livros e leitores. Só nela essa experiência é real”, conclui o VP de Criação da Binder.
FICHA TÉCNICA:
Agência: Binder
VP de Criação: Marcos Apostolo
Diretor de Criação: Leandro Euzébio
Supervisor de Criação: Marcelo Andrade
Redação: Marcos Apostolo
Direção de Arte: Marcelo Andrade
RTVC: Gabriella Cardoso
Head de Conteúdo: Bruna Maba
Diretor de Growth e Conexões: Cláudio Romano
Coordenadora de Mídia online: Maria Alice Rodrigues:
Diretora de Mídia: Miriâ Lisboa
Atendimento: Daniel Daflon
Produção Filme e Áudio: Binder
Anunciante: Associação Nacional de Livrarias
Aprovação: Rui Castro, Alexandre Martins Fonte, Samuel Seibel e Paulo Escariz
FICHA TÉCNICA:
ANL
Diretor-Presidente – Alexandre Martins Fontes (Livraria e Editora Martins Fontes)
Diretor de Comunicação – Rui Campos (Livraria Travessa)
Diretores Suplentes – Samuel Seibel (Livraria da Vila), Paulo Escariz (Escariz Livrarias
