-Apenas no terceiro e último dia do festival foram concedidos à criatividade brasileira 1 Gran Ojo, 8 troféus de Ouro, 18 de Prata e 20 de Bronze
-Artplan é a Agência Independente do Ano no 28º El Ojo de Iberoamérica
O Brasil deixa a 28ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica com um total de 131 prêmios na bagagem. Nos três dias do festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo a publicidade brasileira conquistou 4 Gran Ojos (como são chamados os Gran Prix), 25 troféus de Ouro, 39 de Prata e 63 de Bronze.
A Artplan deixa o El Ojo 2025 como Agência Independente do Ano. Não houve brasileira premiada no + Mulheres Criativas.
Apenas no terceiro e último dia do El Ojo o Brasil conquistou 47 prêmios, sendo 1 Gran Ojo, 8 Ouros, 18 Pratas e 20 Bronzes. Neste dia foram revelados os vencedores de Melhor Ideia Latina Para o Mundo, Film, Design, Direto, Digital & Social, Creative Commerce, Creative Data, Transformação Criativa de Negócios, Inovação e Terceiro Ojo.
Os quatro GPs brasileiros
Confira os quatro cases que conquistaram o Gran Ojo no festival deste ano.
Em Produção de Áudio & Som, a Africa Creative ganhou Gran Ojo com o case ‘Iradoh! 3 acts of brotherhood’, para Kondzilla.
Na competição de Produção Gráfica, o GP foi concedido ao case ‘Nigrum Corpus’, livro criado pela Artplan para IDOMED/Instituto Yduqs.
No El Ojo Design o GP foi para a VML Brasil, com o case ‘The Shakespeare BIC’, para Bic.
O Gran Ojo de Saúde & Pharma foi para o case ‘Anti Murphy’s Law Toast’, criado pela MRM Espanha para um anunciante brasileiro, a empresa de medicamentos Opella Brasil. Apesar de só ter apenas empresas espanholas em sua criação e produção, o case foi registrado no festival como sendo brasileiro pela agência, que fez a inscrição da peça.
47 troféus no 3º dia
Na competição Melhor Ideia Latina Para o Mundo, o Brasil ganhou 1 prêmio de Bronze.
No El Ojo Film, o Brasil levou 7 prêmios: 2 de Prata e 5 de Bronze.
Em Direto, 7 troféus foram concedidos à publicidade brasileira: 1 de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze.
No El Ojo Design 8 troféus foram para o Brasil: 1 Gran Ojo, 5 de Prata e 2 de Bronze.
Já no El Ojo Digital & Social, o Brasil conquistou 12 troféus: 3 de Ouro, 4 de Prata e 5 de Bronze.
No El Ojo Creative Commerce, houve 5 prêmios brasileiros: 3 de Ouro e 2 de Prata.
Em Creative Data nosso país ganhou 2 troféus de Prata.
Em Inovação também houve 2 troféus brasileiros: 1 de Ouro e 1 de Bronze.
Transformação Criativa de Negócios trouxe 1 troféu, de Prata.
No Terceiro Ojo, 2 troféus de Bronze vieram para a criatividade brasileira.
Os melhores no El Ojo Desempenho por Iberoamérica
Melhor Agência Independente: Artplan – Brasil
Melhor Rede: DDB Latina
Melhor Agência: DDB Latina Porto Rico – Porto Rico
Melhor Criativo: Quique Renta – Porto Ricol
Melhor Produtora: Oriental Films – México
Melhor Diretor/a de Cena: Yupi Segura – México
Melhor Anunciante: Rimas Entertainment – Porto Rico
Confira aqui a divulgação do 1º dia e a divulgação do 2º dia do El Ojo 2025, realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro em Buenos Aires.
Sobre o Festival Internacional do El Ojo de Iberoamérica – Reconhecido por sua perspectiva genuinamente latina – e por ser o único festival da região a integrar o ranking global WARC Creative 100 –, o El Ojo é considerado um dos eventos mais relevantes do mundo na celebração da criatividade. Desde 1998, o festival atua como plataforma de projeção internacional para ideias, profissionais e empresas de toda a Iberoamérica, valorizando a originalidade, a emoção e o impacto cultural das narrativas criativas da região.
