Com o objetivo de romper o silêncio sobre o câncer de próstata e incentivar o cuidado com a saúde masculina, o Instituto Vencer o Câncer lançou neste Novembro Azul a campanha “Entrevista Coletiva”, com apoio da Novartis Brasil e do Clube de Regatas do Flamengo.
Com o mote “Falar é jogo. Cuidar é vencer.”, a campanha propõe um convite direto aos homens: colocar a saúde em pauta e superar os tabus que ainda cercam o tema, além de destacar o papel essencial da rede de apoio e dos cuidadores, como as parceiras e filhos nessa jornada.
A ação teve como ponto alto uma série de ativações de grande visibilidade no estádio do Maracanã, realizadas antes e durante a partida entre Flamengo e Santos, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo, dia 9/11. O objetivo foi transformar o estádio em uma verdadeira arena de conscientização, alcançando milhões de torcedores pelo Brasil.
“Nossa missão com esta campanha é abrir espaço para conversas que salvam vidas. O apoio do Flamengo e da Novartis amplia o alcance dessa mensagem, mostrando que cuidado também é um ato de atitude e responsabilidade. Com o ‘Entrevista Coletiva’ queremos incentivar as conversas sobre o câncer de próstata, dentro e fora do ambiente familiar”, ressalta o oncologista e cofundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Maluf.
Estádio vira palco para a conversa sobre saúde
Antes da partida, o público presente no Maracanã foi impactado por uma série de ativações visuais e simbólicas que reforçam a mensagem central da campanha. A exibição do vídeo oficial foi feita nos telões do estádio e durante a transmissão ao vivo da Flamengo TV, acompanhada por comentários dos apresentadores sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde masculina.
Durante o aquecimento das equipes, os jogadores do Flamengo entraram em campo utilizando o laço azul, símbolo internacional da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. A comunicação visual também foi reforçada com a exibição do mote da campanha — “Falar é jogo. Cuidar é vencer.” — nos painéis de LED que circulam o campo. A ação visou ampliar a lembrança da mensagem ao longo de todo o pré-jogo. Além disso, uma faixa com mensagem de prevenção e conscientização foi levada ao redor do gramado por profissionais da ação.
Um símbolo em campo: capitão com braçadeira personalizada
O momento mais simbólico da noite foi a entrada do capitão da equipe profissional com uma braçadeira exclusiva da campanha, vestindo a causa do cuidado da saúde masculina em nome de milhões de torcedores.
“Buscar maneiras impactantes de falar sobre a saúde masculina é um passo fundamental pra gerar consciência e autocuidado. Estar presente em um momento como esse é uma forma concreta de promover o cuidado e gerando interesse com a saúde”, ressalta Bianca Cormanich, Diretora de Oncologia da Novartis Brasil.
